Por que usar a metodologia 8D na resolução de problemas na empresa?

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As empresas buscam aperfeiçoar os seus produtos e serviços constantemente, identificando erros e procurando formas rápidas de correção. Afinal, a concorrência é grande e o foco é o crescimento sustentável da organização.

Uma ferramenta bastante utilizada pelas indústrias, mas que pode ser adotada para qualquer tipo de negócio que pretende alcançar padrões elevados de qualidade é a metodologia 8D, que aplica 8 disciplinas para a resolução de problemas.

Confira abaixo em que consiste esse método, quais são as suas etapas e as vantagens de aplicá-lo na sua empresa!

O que é metodologia 8D?

É uma ferramenta, dividida em 8 etapas (chamadas de disciplinas), que tem como objetivo resolver um problema e evitar que ele se repita. Foi desenvolvida pela Ford Motor Company e, na década de 1990, passou a contar com a etapa zero, por isso, o nome se manteve o mesmo.

É indicada para ser usada em situações mais críticas em que a empresa precisa fazer uma análise aprofundada e realizar mudanças em vários processos, prevenindo, desse modo, que a falha ocorra novamente.

Quais são as etapas para a solução de problemas?

Para aplicar a metodologia 8D, é preciso seguir as 8 disciplinas na ordem abaixo. Acompanhe.

Disciplina 0: Plano

Planejamento da abordagem utilizada, definindo o prazo e os recursos utilizados para a resolução do problema.

Disciplina 1: Construção da equipe

Definição de quem são as pessoas que vão trabalhar para solucionar a questão. O importante é escolher colaboradores de várias áreas, com experiências e perspectivas diferentes sobre a empresa e o problema em questão.

Deve ser um time que seja comprometido e que trabalhe de modo coordenado para que sejam propostas ações eficientes.

Disciplina 2: Descrição do problema

É o detalhamento do problema. Por esse motivo, a equipe deve coletar o maior número de dados possíveis relacionados para que seja possível ter um entendimento completo do cenário.

Disciplina 3: Implementação de uma correção temporária

Depois que a falha ocorreu, você o corre o risco de ter sua produção prejudicada ou de desagradar os clientes enquanto ainda não encontra a solução. Dessa forma, é necessário que a equipe busque uma ação de correção temporária.

Disciplina 4: Identificação e eliminação da causa raiz

Depois da ação de contenção, é possível se concentrar no problema, com a realização de estudos e análises que busquem compreender o fator gerador e, assim, eliminá-lo e buscar uma solução adequada.

Disciplina 5: Verificação da solução

É a fase que vai verificar se a solução encontrada é mesmo efetiva, ou seja, se não vai gerar outros erros. Podem ser aplicados testes e simulações para fazer essa checagem.

Disciplina 6: Implementação de uma solução permanente

É hora de executar, de fato, o que foi proposto para solucionar o problema, eliminando as medidas de contenção. Para certificar-se da efetividade, é importante que ocorra um monitoramento por um período determinado.

Disciplina 7: Implementação de ações preventivas

Após ter resolvido o problema, é preciso unir o time da metodologia 8D novamente para pensar em ações preventivas que vão evitar que a falha se repita. Pode ser necessário revisar e modificar processos ou ainda atualizar as formas de negociação, por exemplo.

Disciplina 8: Comemoração dos resultados

Por fim, comemore os resultados junto à sua equipe, agradecendo o esforço de cada um e recompensando-os.

Quais são as vantagens de utilizar esse método?

A metodologia 8D é indicada para situações mais extremas, em que o problema possa gerar prejuízos, comprometa a segurança de produtos ou traga danos à imagem da empresa. As suas vantagens são:

  • valoriza o trabalho em equipe;
  • melhora a qualidade e a confiabilidade de seus produtos;
  • prepara a empresa para evitar falhas no futuro;
  • faz uma análise aprofundada e elimina a raiz do problema;
  • utiliza uma visão sistêmica da empresa para corrigir os erros.

Você conhecia essa ferramenta de resolução de problemas? A metodologia 8D pode elevar a qualidade dos processos da sua empresa, melhorando, assim, o seu posicionamento no mercado.

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