Como sistematizar melhor os processos, de forma a garantir a eficiência e considerando as estratégias e objetivos de um negócio? Com as metodologias de gestão. Assim, é fundamental que o gestor conheça essas ferramentas para adotar aquela que mais se encaixa com as premissas de uma empresa.
Quer ficar por dentro de 5 métodos que vão organizar o fluxo de trabalho de uma organização e melhorar os resultados? Acompanhe nosso post!
1. Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, chamado também de ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart, é uma sigla que indica as 4 etapas dessa ferramenta:
- Plan (Planejar) — definição do problema da organização e dos resultados esperados para a definição de um plano de ação;
- Do (Executar) — fase em que o plano de ação é posto em prática;
- Control (Controlar) — análise dos resultados alcançados;
- Act (Agir) — etapa de fazer os ajustes para que se obtenha a melhoria dos processos.
É uma das metodologias de gestão que se volta para uma melhoria contínua dos processos, por isso recebe o nome de ciclo PDCA. Pode ser adotado, por exemplo, para obter qualidade no desenvolvimento de um produto, na implementação de alguma tecnologia por conta da transformação digital ou até mesmo na rotina de atendimento de um negócio.
2. BSC
BSC (Balanced Scorecard) significa Indicadores Balanceados de Desempenho, um método que permite que todos os colaboradores conheçam de modo simples a estratégia da organização.
É uma ferramenta de avaliação e de performance organizacional, que auxilia a equipe a se aperfeiçoar para conquistar os objetivos do negócio. Com o BSC, que funciona como um painel de controle, é possível estabelecer metas, remuneração, orçamento, além de contribuir para a aprendizagem estratégica.
3. GDP
O GPD, chamado também de gerenciamento das diretrizes de uma organização, é um dos fundamentos da gestão da qualidade total e permite que o gestor desenvolva o planejamento do negócio de um jeito prático. Basta seguir um passo a passo, com a liberdade de fazer mudanças no que foi estabelecido sempre que necessário.
É uma metodologia que engloba o ciclo PDCA e se baseia em 3 pilares:
- os resultados são diretamente afetados pelo empenho e criatividade dos profissionais envolvidos no processo;
- a inovação precisa fazer parte da rotina da empresa;
- as mudanças devem realmente acontecer para fazer valer a dedicação e ação criativa das equipes.
4. PMBOK
PMBOK significa Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos). É, na verdade, um guia que engloba as melhores práticas e diretrizes para o gerenciamento de projetos.
De acordo com a metodologia, as 3 fases de um projeto que se relacionam diretamente são:
- entradas;
- ferramentas e técnicas;
- saídas.
Essas fases são utilizadas para criar o ciclo de vida geral de um projeto e para descrever as etapas e técnicas para o gerenciamento dos processos.
5. PM Canvas
A metodologia Project Model Canvas tem o intuito de retirar as complicações de modelos tradicionais de negócio, permitindo ter uma visão global da empresa em um diagrama, que contempla as principais áreas de um negócio:
- cliente;
- oferta;
- infraestrutura;
- viabilidade financeira.
A vantagem é que possibilita uma rápida visualização de cada área, proporcionando facilidade de análise e um gerenciamento mais eficiente.
Quem vai gerenciar um negócio ou almeja conquistar uma posição de liderança precisa conhecer as metodologias de gestão e buscar capacitações para obter bons resultados com essas ferramentas.
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