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Atualmente, o marketing enfrenta diversos desafios, sobretudo devido às transformações constantes no modo de pensar dos consumidores, bem como na cultura digital e na experiência do usuário, que influenciam diretamente o processo de tomada de decisão de cada um deles.
Por esse motivo, a área de Neuromarketing oferece aos estudantes conhecimentos que ajudam a compreender a influência neurológica que algumas ações apresentam no comportamento do consumidor, proporcionando a capacidade para criação de estratégias mais eficazes.
Pensando nisso, mostraremos, neste artigo, quais as principais habilidades que serão desenvolvidas no curso Neuromarketing e Tendências de Consumo para as Novas Gerações da HSM University. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Neuromarketing?
O cérebro humano é dividido em áreas responsáveis por perceber diversos tipos de estímulos. Muitas dessas percepções ocorrem naturalmente, sem que o indivíduo perceba de forma racional. Assim, no decorrer da vida, você vai realizando associações provenientes das suas experiências de vida.
Por isso, é comum que cheiros, sons e imagens ativem lembranças e sentimentos de forma inconsciente. Ou seja, não temos nenhum controle sobre nossas ações quando estão sob influência dessa parte mais primitiva do cérebro.
As estratégias de Neuromarketing buscam usar ferramentas para manipular os sentidos do público-alvo e induzir sensações que levem ao desejo de comprar. Com a ajuda de estudos que objetivam entender a lógica de consumo, é possível compreender e induzir desejos e impulsos que levem o cliente a fechar negócio.
Assim, tendo em vista que há uma necessidade cada vez maior de entender a mente dos clientes, a neurociência aplicada ao marketing possibilita que profissionais e organizações conheçam a fundo tais comportamentos por meio de abordagens diferenciadas, como a capacitação continuada.
Qual o objetivo do curso?
O curso Neuromarketing e Tendências de Consumo para as Novas Gerações da HSM University foi desenvolvido para que os profissionais de gestão desenvolvam essas habilidades e entendam como o cérebro controla pensamentos, sentimentos e comportamentos de compra, para realizar ações que busquem a fidelização dos consumidores.
De maneira geral, são membros do marketing, da publicidade e da comunicação, além de empresários e empreendedores do mercado digital.
Quais as habilidades adquiridas?
O conteúdo programático possibilita o desenvolvimento de habilidades nos profissionais, sobretudo aquelas que são valorizadas pelas empresas e que melhoram consideravelmente o engajamento no trabalho, sendo grandes diferenciais na atualidade. Confira as principais!
Comunicação estratégica
Os conhecimentos adquiridos na pós-graduação oferecem um parâmetro de comunicação estratégica e mostram como as aplicações dos conceitos geram vantagens competitivas para os empreendimentos. Essa habilidade é uma prática focada na valorização e no desenvolvimento da cultura empresarial e seus valores.
Inteligência emocional
Trata-se de um conceito que descreve a capacidade das pessoas de utilizar informações emocionais para guiar pensamentos e comportamentos. Ao adquirir essa habilidade, é possível pensar com mais clareza para desenvolver estratégias específicas e eficientes para o seu negócio, permitindo que as decisões sejam tomadas de forma consciente.
Criatividade em ambientes competitivos
Trata-se de uma habilidade que possibilita produzir algo que é novo e inesperado. No contexto mercadológico, é aplicada principalmente na resolução de problemas.
Podemos dizer que, com o curso de Neuromarketing, é possível buscar soluções arrojadas para se conectar profundamente com clientes. Afinal, ele apresenta conceitos sobre inovação e criatividade e fornece instrumentos que auxiliam na implantação deles no dia a dia das organizações.
Inteligência empresarial
Outra habilidade adquirida com o curso de Neuromarketing é a inteligência empresarial, que está relacionada à tomada de decisão, ao planejamento estratégico e à percepção do mercado no qual um determinado negócio atua.
Dessa forma, possibilita a realização de mudanças e todas as adaptações necessárias ao crescimento e ao desenvolvimento de uma empresa.
Técnicas de investigação em Neuromarketing
São competências que têm por objetivo apresentar ferramentas capazes de medir as reações das pessoas quando estimuladas por fatores da comunicação, a fim de gerar recomendações e otimizar resultados.
Esse tipo de recurso ajuda a refinar suas ações de modo a compreender quais estratégias surtem o efeito desejado e quais delas não conseguem alcançar o público-alvo.
Quais são os campos de aplicação do Neuromarketing?
Se você não sabe em quais áreas poderá trabalhar após realizar um curso desse tipo, vai gostar de saber que o campo de trabalho é extenso e promissor. Confira a seguir algumas das possibilidades:
- design e inovação: atua no desenvolvimento de produtos de modo a gerar atração e desejo — assim, por meio da resposta dos clientes ao design e à embalagem, consegue aprimorar as peças para ter uma boa aceitação no mercado;
- branding: o Neuromarketing é fundamental em um processo de branding, já que vai contribuir para agregar valor para gerar identificação e encantamento com os consumidores, estimulando o desejo de consumo;
- publicidade: investiga a melhor maneira de criar campanhas que promovam as sensações e emoções desejadas, de modo que os clientes associem esses sentimentos ao produto;
- entretenimento: cria uma atmosfera mágica e atrativa, mexendo com o imaginário do público, de modo a criar um vínculo que leve as pessoas a consumirem produtos relacionados;
- experiências de compra: cria um ambiente favorável para uma tomada de decisão positiva tanto em ambiente online quanto físico (identidade visual, aromas e música ambiente, para lojas físicas; navegabilidade e a escolha das cores, para lojas on-line.
Qual é o perfil dos estudantes de Neuromarketing?
Os estudantes que procuram um curso desse tipo costumam ser pessoas inovadoras, criativas e que desejam fazer a diferença em qualquer área de atuação. São pessoas questionadoras e que não têm medo de experimentar coisas novas, buscando sempre formas diferentes de agir e pensar.
Diante de tantas competências adquiridas em Neuromarketing, destaca-se a importância de aprender as melhores técnicas com profissionais que tenham experiência no mercado. A HSM University, por exemplo, conta com o Master Expert Leandro Mattos, CEO na CogniSigns, uma healthtech brasileira de impacto social e professor na Singularity University Brazil.
E aí? Que tal trabalhar com Neuromarketing? Quer saber mais sobre o assunto e conferir muitas outras dicas incríveis? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a um conteúdo exclusivo e diversificado!