Conteúdos
Você sabe o que é empregabilidade? Entender esse conceito pode contribuir para tirar melhor proveito das oportunidades de trabalho. Para tal é preciso otimizar competências técnicas e comportamentais, além do histórico de trabalho.
Logo quando os profissionais percebem isso, ocorre uma melhor compreensão quanto às dinâmicas do processo seletivo. Consequentemente, pode haver mais chances de contratação, renovação de contratos de trabalho e promoção no emprego.
Para tirar melhor proveito do assunto, preparamos este post que explica a definição dele, importância, pilares e principais exemplos. Continue a leitura!
O que é empregabilidade?
Esse conceito pode ser entendido como o quanto os profissionais são desejados e valorizados no mercado de trabalho. Ou seja, se esses níveis forem muito elevados, significa que você tem muitas oportunidades de emprego e de se manter nele.
Isso é válido mesmo em períodos de oscilação no setor. Em outras palavras, a sua vida profissional é firme, devido ao alinhamento mostrado para empregadores que buscam preencher vagas de trabalho. Diante disso, ter alto grau de empregabilidade é o sonho de qualquer colaborador.
Qual é a importância dela?
A empregabilidade oferece mais estabilidade e segurança aos profissionais. Afinal, eles correm menos risco de serem substituídos no trabalho por oscilações de mercado, mesmo que as tendências mudem, por exemplo.
Da mesma maneira, tal conceito também é importante por elevar as possibilidades dos funcionários serem considerados no processo seletivo. Logo, a angústia de fazer inúmeras entrevistas, mas não ser contratado, tende a ser bem menos comum.
Quais são os pilares da empregabilidade?
Conscientização em finanças
Desenvolver esse tipo de consciência é útil para que os profissionais criem reservas financeiras e tenham um melhor gerenciamento de gastos. Por exemplo, em vez de gastar sem pensar racionalmente, perceba a importância de investir na sua carreira, como em uma pós-graduação.
Saúde mental e física
Cuidar do corpo e da mente é tão importante quanto desenvolver competências profissionais. Caso contrário, a sua motivação, a disponibilidade e a produtividade podem cair. Logo, a candidatura e a permanência do colaborador podem ser comprometidas na empresa.
Bom relacionamento interpessoal
Ter contato com pessoas do mercado pode abrir portas profissionais. E, ainda, criar esse tipo de laço sinaliza que você sabe gerar contatos estratégicos e desenvolver vínculos, qualidades valorizadas pelos empregadores.
Profissionalismo e comprometimento
Tais virtudes demonstram inteligência emocional para lidar com conflitos e adversidades no trabalho. Assim, desenvolvê-las é um fator importante para aumentar a empregabilidade.
Habilidades e competências para o cargo
Otimizar as competências técnicas alinhadas com a vaga em questão é outro pilar considerado pelos empregadores. Então, foque em desenvolver tais aspectos para atender as demandas da empresa.
Quais são os principais exemplos de empregabilidade?
- marketing pessoal;
- equilíbrio emocional;
- relacionamento interpessoal;
- aprimoramento;
- trabalho em equipe.
Então, entendeu o que é empregabilidade e sanou suas demais dúvidas sobre o assunto? Como visto, é possível alcançá-la e elevá-la à estabilidade e à segurança no trabalho. Nesse sentido, os pilares dela envolvem relacionamentos, vocação, saúde física e mental, reserva financeira, entre outros apontados.
Quer aproveitar a visita e ficar por dentro de mais conteúdos relacionados? Assine nossa newsletter agora mesmo!