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Nunca se pensou tanto em User Experience como nos dias de hoje. As empresas estão cada vez mais preocupadas em manter uma boa interação com o seu público, e a UX, sigla usada para o termo, é uma das chaves para o sucesso desse objetivo. Mas, afinal, do que se trata essa área? E como ela funciona, na prática?
Se você também tem essas dúvidas, está no lugar certo. A seguir, você encontra todas as respostas do que é UX e muitas outras informações sobre o assunto!
O que é UX?
A UX, ou User Experience, nada mais é do que a experiência do usuário. Seu principal intuito é despertar sentimentos em uma pessoa em relação ao uso de um produto, serviço ou sistema.
Ela envolve todas as etapas de interação do usuário com aquilo que a empresa oferece. E também todos os níveis de contato que ele tem ao longo desse relacionamento: do design de um site ou um aplicativo, às ações disponíveis ali dentro, do atendimento recebido online à percepção que se tem da plataforma.
Quais diretrizes o UX traz?
A abordagem UX traz uma série de diretrizes importantes para a sua execução. São elas:
- observar sentimentos e emoções dos usuários, porque cada experiência é pessoal;
- entender o que o canal, serviço ou produto representa para a jornada de compra desse usuário;
- avaliar a evolução da experiência ao longo do tempo, uma vez que ela precisa ficar gravada de maneira positiva na mente do usuário.
Com base nessa lista, é possível colocar o usuário sempre no centro das atenções. E assim, junto à gestão de estratégica de marketing inteligente, garantir bons resultados para ambas as partes.
Por que melhorar a experiência do usuário?
A UX é um dos elementos essenciais para a sustentação da sua marca. É ela quem garante a satisfação de quem já é seu cliente há algum tempo, mas que também contribui para prospectar um público mais amplo.
Além disso, a experiência do usuário faz parte da gestão da inovação de uma empresa, que deve ser constante. A transformação digital é uma realidade para todos, e o consumidor precisa e pode fazer parte dela com o que a marca faz.
Quais as vantagens de usar UX?
Para a empresa, as vantagens também são muitas. Vale dar um exemplo (neste caso, relacionado ao UX que atua no digital): as boas práticas de UX fazem com que os usuários não abandonem a navegação de um site. Dessa forma, a taxa de conversão aumenta.
Há ainda mais eficiência na hora de desenvolver produtos, sistemas e serviços. Os desenvolvedores ficam mais atentos ao que o consumidor espera, e o que chega ao mercado tem menos gargalos e requer menor retrabalho.
Como consequência, menos custos são gerados. E o uso da tecnologia passa a ser uma vertente fixa na estruturação de toda a empresa.
Por que fazer uma pós-graduação voltada à UX?
User Experience é algo que veio para ficar. Tornar-se um profissional nessa área gera inúmeras oportunidades no mercado de trabalho, mas é preciso fazer um bom curso de UX.
Com uma formação completa, é possível se aprofundar e atuar em várias áreas, como as de design thinking, design de interfaces, gamificação e arquitetura da informação. Além disso, a pós-graduação é uma forma de se manter atualizado sobre esse conceito, que não para de evoluir.
Portanto, se você se interessa sobre o que é UX, agora é a hora de investir em conhecimento e aperfeiçoamento. Mas não sabe por onde começar? A gente pode ajudar você nessa missão!
Entre em contato conosco e conheça mais sobre o curso UX que oferecemos!