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Para um empreendimento se manter firme no mercado, é fundamental adequar-se aos novos moldes do universo corporativo. Foi a partir desse pensamento que surgiu o processo de S&OP — planejamento de vendas e operações.
O Sales and Operations Planning é um método de planejamento colaborativo, que envolve todos os departamentos de uma empresa para a gestão da cadeia de suprimentos — Supply Chain. Seu objetivo é alinhar a produção e a demanda real da organização, alcançando a excelência operacional.
A seguir, saiba mais sobre o S&OP, sua importância e os desafios para quem pretende aplicá-lo.
O que é de fato o S&OP?
Idealizado na década de 80, o planejamento de vendas e operações é um processo liderado pela Alta Administração que visa a integração das áreas de operações, vendas, manufatura, finanças, recursos humanos, marketing e desenvolvimento de novos produtos. A ideia é proporcionar uma gestão empresarial mais efetiva.
Ao desenvolver esse plano de negócios, o intuito é gerenciar e alocar recursos para equilibrar as vendas e as operações da empresa. Com isso, é possível atender as expectativas dos clientes e gerar menos custos, já que estará sempre preparada para as demandas e com um planejamento tático bem definido.
Na prática, o S&OP direciona a rotina operacional com períodos de replanejamento mensal ou bimestral. São estabelecidos metas, previsões e pontos de checagem, com o objetivo de:
- criar planos estratégicos e realísticos;
- atender aos prazos estabelecidos;
- adaptar as demandas à capacidade de entrega;
- detectar antecipadamente problemas no planejamento;
- preparar a equipe para mudanças de demanda e mercado;
- otimizar o trabalho colaborativo, com diretrizes claras para cada setor.
Qual é a importância do planejamento de vendas e operações?
O S&OP é um conhecimento essencial para o sucesso do negócio. Estabelecendo uma visão empreendedora de longo prazo e um plano que integre todos os departamentos envolvidos, ele possibilita que o seu negócio atue de maneira preditiva, ou seja, antecipe-se às demandas e às soluções. Dessa forma, é calculado o impacto operacional e financeiro de suas previsões para cada período.
A organização também consegue identificar a necessidade de recursos adicionais, como equipamentos, profissionais especializados, matéria-prima, entre outros. Além disso, os departamentos de marketing e vendas podem definir ações estratégicas que promovam a lucratividade de seu negócio.
Quais são os desafios para quem pretende aplicar o S&OP?
O maior desafio para os gestores ao aplicar o S&OP é entender a metodologia e seus conceitos, bem como passar isso para os demais setores, de modo a executar o ciclo. Ademais, é importante que o líder acredite no processo e participe ativamente dele, buscando o alinhamento de todos os setores.
Seu papel é passar credibilidade para o restante dos colaboradores, mostrando a importância do planejamento de vendas e operações como meio de decisões táticas, e fazer com que todos sigam esse alinhamento continuamente — já que essa é uma parte essencial do plano estratégico de negócio.
Com a finalidade de transmitir esses valores aos colaboradores, foi idealizada a competência “Previsão de Demanda e S&OP”. Seu objetivo é preparar o profissional para integralizar cada equipe por meio do planejamento de vendas e operações, melhorando de maneira significativa a competitividade do negócio.
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