Por que aprender a programar? Confira os 4 principais motivos

4 minutos para ler

A programação tem se desenvolvido de maneira surpreendente nos últimos anos. Hoje, os softwares controlam praticamente tudo: celulares, computadores, calculadoras, tablets, relógios, TVs, Internet, óculos, geladeiras, micro-ondas, eletrônicos, satélites, linhas de produção, impressoras (3D), carros, letreiros digitais, semáforos, câmeras, drones…

A programação consiste exatamente nisto: ensinar uma máquina a tomar decisões e resolver problemas. Só que, para ensinar essas ações a ela, precisamos, primeiro, aprender a sua linguagem.

Veja os principais motivos por que aprender a programar é uma boa opção!

Por que aprender a programar

Quer saber por que aprender a programar é muito bom e recomendado? Saiba que o mercado de trabalho já apresenta alta demanda pelo perito nessa área. O programador conta com salários bem atrativos, que vão de R$ 3 mil a quase R$ 9 mil. Essa já é uma ótima razão para aprender a programar, não acha?

Um bom salário facilita muito a vida das pessoas. Mas vamos lá! Se você deseja outros porquês não relacionados à remuneração, siga para a próxima parte do artigo!

Motivos para aprender a programar

Vamos enumerar agora 4 motivos que confirmam por que aprender a programar é vantajoso em diferentes sentidos. Confira!

1. Trabalha a persistência e a capacidade de superação

No mundo real, estamos cercados por desafios que nos põem à prova constantemente. Há pessoas que desistem facilmente, não conseguem seguir adiante.

Para desenvolver persistência e capacidade de superação, é necessário se dedicar e treinar. Antes de resolver um conflito ou tomar uma decisão, principalmente em relação à gestão de uma empresa ou setor, existe um conjunto de fatores a considerar.

As tentativas e os erros fazem parte dessa jornada e são até mais frequentes que os acertos. Quando você julga que aprendeu o suficiente, uma nova experiência confirma que suas habilidades precisam melhorar — e a lógica de programação pode ajudá-lo nesse sentido.

2. Estimula a criatividade

Conforme afirma Mitchel Resnick: “programar estimula você a praticar sua criatividade e a desenvolver novas formas de se expressar“. Resnick é fundador da linguagem de programação Scratch, que já ajudou milhares de crianças a ingressar no universo dos códigos.

A programação contribui para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras. Por meio dela, é possível transformar a imaginação em realidade e obter um diferencial competitivo, além de modificar uma realidade já existente.

3. Abre novas oportunidades de trabalho

A programação é a atividade do futuro. Na verdade, já é muito necessária no presente e, com o tempo, vai se tornar cada vez mais comum. A busca por programadores aumenta mais que o total de profissionais disponíveis nessa área. Isso significa que falta tais especialistas no mercado!

Nos Estados Unidos, grandes empresas (Google, Microsoft, Twitter, Facebook) investem muito dinheiro para conquistar os profissionais mais talentosos. Além disso, os programadores são indispensáveis em diferentes áreas, pois a automação inteligente marca presença no setor comercial, industrial, educacional e da saúde.

4. Desenvolve a habilidade de resolver problemas

Para encerrar os motivos que explicam por que aprender a programar vale a pena, vamos falar sobre um ponto fundamental: resolução de problemas. Todos têm problemas e desejam resolvê-los. O pensamento computacional oferece um método valioso para solucioná-los: dividi-los em um conjunto de partes menores.

Programar também é vencer empecilhos e identificar as melhores soluções para isso. A aprendizagem das linguagens de programação está mais relacionada à superação de obstáculos, que com a criação de algoritmos complexos.

Os algoritmos são, em sua própria definição, esclarecedores sobre esse assunto. Eles consistem em instruções para resolver um desafio e gerar um bom resultado.

Bem, explicamos por que aprender a programar vale a pena. Agora, você deve procurar uma boa escola para programação. Aproveite os cursos da HSM University, especializada na área de gestão. Ela oferece, inclusive, pós-graduação digital de 6 ou 12 meses e cursos de curta duração reconhecidos pelo MEC. Tudo por valores acessíveis. E você ainda pode se candidatar a bolsas de estudo!

Não perca tempo! Quer mais detalhes sobre estudar programação? Entre em contato com a HSM University e tire suas dúvidas.

Compartilhe!

Posts relacionados