Conteúdos
Após o advento das novas tecnologias, as empresas passaram a utilizar cada vez mais a Business Intelligence (BI) para conduzir suas tomadas de decisão. Isso ocasionou mudanças nas relações de trabalho na era digital, especialmente com a cultura data driven, que veio ampliar a assertividade estratégica, a partir da análise de um grande volume de dados.
Para que esses dados sejam integrados e facilmente visualizados, um dos conjuntos de ferramentas que estão na crista da onda é o Power BI, lançado pela Microsoft em 2015.
Fique conosco nesta leitura e conheça o que é Power BI e quais suas aplicações!
O que é o Power BI?
O Microsoft Power BI é uma plataforma de Business Intelligence baseada em nuvem, que possibilita a integração, análise, visualização e o compartilhamento de dados por meio de relatórios interativos, painéis e interfaces atraentes ― pelo computador ou por dispositivos móveis, a qualquer momento.
Para quem já usa Excel, uma das principais vantagens do Power BI é que sua ampla integração com outros produtos Microsoft o torna uma ferramenta multifacetada, demandando pouco treinamento a princípio, no estilo self-service.
Versão gratuita x versão paga
O Power BI opera com uma versão gratuita e outra paga por meio de assinatura mensal. A primeira é destinada a empresas menores, de pequeno e médio porte. A outra, chamada de Power BI Plus, é uma versão para companhias que atuam com um grande volume de dados. Ambas estão disponíveis para desktop e dispositivos móveis com sistema Android, iOS e Windows.
Quais os principais usos do Power BI?
Apesar de ser uma tecnologia para negócios data science, boa parte dos departamentos pode abraçar o Power BI no seu cotidiano, como: comercial, engenharia, finanças, marketing, vendas, RH etc.
Ainda, esse recurso é excelente para gestores em geral ao realizarem análises internas ou externas, e os próprios colaboradores podem utilizá-lo.
Resumidamente, ele é empregado para:
- coleta, tratamento e análise de grandes volumes de dados;
- integração de informações de várias fontes;
- desenvolvimento e geração de dashboards sem ajuda do TI;
- compartilhamento de relatórios via web e com outros usuários;
- atualização de métricas em tempo real;
- armazenamento de dados em nuvem ou em serviços locais;
- “contar histórias” com dados, por meio do recurso storytelling.
As 8 principais aplicações do Power BI
Confira agora as principais aplicações e recursos do Power BI.
1. Inteligência Artificial (IA)
Ferramentas de IA permitem o reconhecimento de imagem e avaliação de texto, bem como a criação de modelos de aprendizado de máquina integrados com o Azure Machine Learning.
2. Implantação híbrida
Diversas fontes de dados diferentes da Microsoft, Salesforce e outros fornecedores podem ser conectadas às funcionalidades do Power BI.
3. Insights rápidos
É possível criar subconjuntos de dados e aplicar análises automáticas a tais informações, o que facilita conclusões mais ágeis.
4. Pesquisa de dados com o uso da voz
Utilizando o assistente digital da Microsoft, Cortana, sobretudo em dispositivos móveis, os usuários conseguem consultar dados por meio da voz.
5. Personalização
A visualização padrão da plataforma e dos relatórios pode ser alterada pelos desenvolvedores, a partir da agregação de novas ferramentas.
6. APIs para integração
Por meio de códigos de amostra e Interfaces de Desempenho de Aplicativo (APIs), o Power BI pode ser incorporado a outros softwares.
7. Power Query para autoatendimento
Com o Power Query, a empresa consegue consumir, integrar e enriquecer o big data na versão web do Power BI. Os dados podem ser compartilhados com diversos modelos, relatórios e painéis.
8. Visualização de modelagem
Modelos de dados complexos podem ser separados por área. É possível fazer seleção múltipla de objetos e definir propriedades comuns, visualizar e modificar propriedades e determinar pastas de exibição para simplificar o uso de tais modelos.
Assim, o Power BI consegue proporcionar mais que um suporte às empresas, devido a suas diversas aplicações, e melhorar a gestão de dados para os diferentes segmentos.
Gostou de conhecer as tecnologias e recursos do Power BI? Então, não perca nenhuma novidade sobre tecnologia e o mundo dos negócios! Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.