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Vivemos em uma era tecnológica, sem dúvidas! Com a modernidade, profissões novas surgem a todo momento, interagindo constantemente com os processos de transformação digital. Além disso, as profissões mais antigas precisam se adaptar a essa realidade. No marketing, isso não é diferente. A área se modernizou e o marketing digital está com tudo.
Para se adequar ao que o mercado de trabalho tem exigido, quem pretende atuar na área precisa se atualizar e se qualificar bastante. Por ser um campo que está sempre mudando e incluindo processos tecnológicos em sua rotina, o profissional de marketing digital deve investir continuamente em sua capacitação. Continue a leitura e conheça algumas áreas interessantes que merecem atenção e dedicação!
Por que estudar marketing digital?
Como dissemos, o marketing digital está sofrendo mudanças a todo momento, o que exige uma requalificação constante. Além do mais, é um mercado que está em alta, com muitas possibilidades de crescimento, isso abre espaço para que pessoas formadas em diversas graduações possam trabalhar no ramo.
Geralmente, matérias relacionadas ao marketing são ensinadas em cursos como Publicidade e Propaganda, Administração, Jornalismo, Relações Públicas, entre outros. No entanto, esse ensino pode ser teórico, com poucas oportunidades de colocar em prática o que é aprendido.
Por isso, é necessário estudar mais profundamente as particularidades do marketing digital por meio de cursos complementares e, principalmente, encontrar um meio de aplicar os ensinamentos.
O que o profissional de marketing digital deve estudar?
O marketing digital tem várias nuances, desde o apoio mais direto às vendas até a geração de conteúdo. A seguir, confira alguns dos segmentos que estão em alta no mercado e que valem a pena serem estudados.
Planejamento
O planejamento de marketing digital é responsável pela criação de estratégias e pela organização das ações que serão feitas, dos assuntos abordados, das datas do calendário editorial de publicação, do investimento a ser aplicado, entre outras decisões.
Mídias Sociais
Todas as redes sociais estão inclusas nesse tópico, ou seja, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest, Twitter, entre outras. É preciso conhecer o funcionamento e as ferramentas que elas disponibilizam e identificar o público que utiliza cada uma delas. Entender como se posicionar e como conseguir o engajamento do público.
Inbound Marketing
O marketing de atração está cada vez mais inserido nos planejamentos de clientes. Nessa estratégia, o foco sai da venda direta e é recolocado sobre a interação e a geração de valor para a persona. Por isso, é imprescindível estudá-lo.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é voltado para o alcance orgânico e para a educação de mercado. O profissional deve estar sempre atento à identidade da marca impressa no tom da comunicação com a persona. O processo também envolve o planejamento, a produção do conteúdo e a análise dos resultados.
Ads
A propaganda na internet está sendo cada vez mais explorada, já que pode atrair pessoas que demonstrem interesse por determinado produto ou serviço com base na navegação do usuário. Os anúncios pagos são chamados de Ads e podem ser feitos em locais como:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- YouTube;
- Google.
Métricas e KPIs
As métricas servem para avaliar como está o andamento das campanhas de marketing digital e se os objetivos estão sendo atingidos. Ao estudar o tema, você aprende quais são as melhores para avaliar e quais indicadores-chave de performance (KPIs) são importantes para mensurar resultados e criar novas ações.
SEO
Essa é uma ferramenta muito utilizada por empresas que querem ranquear de forma orgânica nos primeiros lugares das buscas do Google. O SEO (sigla para Search Engine Optimization) consiste na otimização de sites, ou seja, reúne as estratégias que visam potencializar o posicionamento de uma página de web nos resultados de buscas on-line (Google, por exemplo). Suas técnicas gerais podem ser aprendidas em cursos de marketing digital.
Buscar um MBA ou uma pós-graduação na área pode ser uma ótima opção para quem quer se profissionalizar. Também é possível obter certificados por meio de cursos presenciais de curta duração, ou do ensino a distância e de oficinas. Tornar-se um profissional de marketing digital exige empenho e dedicação, mas traz inúmeros benefícios para você!
Comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor muda o tempo todo. Afinal, ele está cada vez mais bem-informado e atento às novidades de mercado. Sendo assim, é fundamental acompanhar essas transformações.
Elas ajudam a criar campanhas que realmente vendem, pois mostram como é a jornada de compra do cliente e o que leva à decisão de realmente adquirir um produto ou serviço. Você pode se aprofundar em questões como gatilhos mentais, criação de personas, entre outras.
Análise de métricas
Não basta apenas saber quais são as métricas importantes para cada tipo de negócio, anúncio e plataforma e o que elas fazem. O profissional de marketing digital precisa, também, entender como analisar os números e de que modo influenciam a tomada de decisões da empresa.
Toda campanha depende inteiramente desse resultado. Portanto, estudar o que ele representa de forma prática é essencial para o sucesso do trabalho.
Qual é o perfil de um profissional de marketing digital?
O profissional de marketing digital é uma peça essencial para uma empresa. Por isso, ele precisa desenvolver uma série de atributos importantes. Uma vez que as funções que exerce interferem diretamente nas vendas e na publicidade de um negócio. Aqui estão os principais!
Criatividade
Leia, estude, assista, ouça e se mostre sempre aberto ao que é novo. Quanto mais se permitir desenvolver a sua criatividade, mais ideias inovadoras e expressivas você terá.
Inovação
E por falar em ideias inovadoras, é indispensável se atentar às mudanças de mercado para saber aproveitar boas oportunidades para a marca. Pense fora da caixa e seja ousado, porque inovação é um ponto forte para o profissional de marketing.
Autonomia
Siga sem medo de agir por conta própria. É claro que você deve respeitar as orientações do seu gestor, mas terá momentos em que precisará tomar decisões e defendê-las para mostrar que terá resultado na entrega.
Como uma pós-graduação pode ajudar a desenvolver as habilidades necessárias?
O mercado para o profissional de marketing digital não para de crescer. Por isso, é essencial continuar a se aperfeiçoar e a desenvolver de maneira mais direcionada todas essas habilidades.
Por meio de uma pós-graduação, é possível se especializar em determinadas áreas de atuação, de acordo com o que combina mais com suas ambições e competências. Ao longo do curso, você ainda estuda novas tecnologias, fica por dentro de inovações do setor e se mantém atualizado sobre a aplicabilidade desse conteúdo na realidade do mercado de trabalho.
Investir em uma pós também é uma ótima forma de se tornar um profissional multifacetado. Você aprende a integrar todos os conhecimentos inerentes ao marketing, o que é de suma importância, já que nenhum deles funciona sozinho: é preciso desenvolver uma estrutura aprofundada para se chegar à campanha ideal.
Gostou deste artigo sobre aprendizados que um profissional de marketing digital deve buscar? Se você quer se aventurar por esta área, não deixe de se aprofundar nesses temas e procurar um bom curso de pós-graduação que ofereça conhecimento de qualidade para que coloque em prática e se transforme em referência no assunto.
E nós podemos te ajudar nessa missão! Entre em contato conosco para conhecer nossas opções e descobrir qual delas tem mais a ver com seus interesses no marketing digital.