Conteúdos
Você sabe o que são projetos escaláveis? Podemos dizer que são negócios que conseguem crescer sem necessariamente aumentar os seus custos operacionais na mesma proporção, como o que ocorre em startups.
No entanto, para que seja possível tornar os projetos escaláveis uma realidade, existem determinadas estratégias que devem ser colocadas em prática pelos gestores. Afinal, é preciso que o crescimento do negócio seja conduzido de maneira sólida.
Se você tem interesse pelo assunto e quer descobrir o que são os projetos escaláveis e como torná-los realidade em sua empresa, continue a leitura deste post! Nele, apresentaremos os principais detalhes sobre o tema. Não perca!
O que são projetos escaláveis?
Um negócio escalável consegue resistir às pressões de crescimento, sem que a sua estrutura ou recursos sejam afetados de forma significativa. Isso quer dizer que, por meio de projetos escaláveis, uma companhia pode crescer relativamente rápido sem que isso represente um aumento equivalente dos custos.
No entanto, nem todos os nichos de mercado são compatíveis com os projetos escaláveis, sendo os ramos com mais capacidade de expansão a tecnologia, os meios de comunicação, o comércio e as indústrias.
Quais são as características?
Agora que você já sabe o que são projetos escaláveis, deve estar se perguntando quais são as principais características deles, não é mesmo? A seguir, vamos apresentar cada uma delas.
Modelo replicável
O primeiro aspecto de um projeto escalável é que ele deve ser um modelo replicável. Isso quer dizer que o processo e a gestão podem ser reproduzidos facilmente e gerar receita recorrente, pois existe mercado para crescimento.
Custo marginal baixo
Mais uma característica de um projeto escalável é que ele deve apresentar custo marginal baixo, ou seja, ao replicar o modelo, os ganhos devem aumentar sem que os custos aumentem na mesma proporção.
Capacidade de expansão
Esse tópico de um projeto escalável diz respeito à competência para que o negócio seja reproduzido em ambientes distintos, mas mantendo a sua habilidade de se desenvolver. Esse fator envolve, além do potencial para gerar resultados, a estrutura para gerenciar unidades e treinar equipes.
Qual é a importância de uma especialização em gestão?
Para que seja possível, de fato, compreender todos os conceitos dos projetos escaláveis e saber como aplicá-los na prática, é fundamental realizar uma especialização em gestão.
Apenas por meio de cursos voltados para a área o profissional consegue adquirir a inteligência empresarial e as habilidades necessárias para realizar a gestão de projetos.
Como os cursos da HSM University podem ajudar?
A HSM University é uma instituição de ensino digital que conta com cursos voltados especialmente para a gestão, portanto, são ideais para os profissionais que devem aprender mais sobre projetos escaláveis.
Aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos sobre o assunto podem realizar tanto especializações, como uma pós-graduação que pode ser concluída em 6 ou 12 meses, quanto cursos livres de curta duração voltados para a aquisição de uma habilidade específica.
Como vimos, os projetos escaláveis podem ser muito benéficos para os negócios. Por isso, é recomendado que os profissionais que desejam se destacar nessa área procurem aprender cada vez mais sobre o tema.
Se você deseja conhecer mais sobre os cursos da HSM University, acesse nossa página!