Conteúdos
- 1 Como a tecnologia afeta as relações de trabalho?
- 2 Qual é o impacto da tecnologia nas profissões?
- 3 Como se preparar para um cenário de mudanças constantes?
- 4 Como o cenário de transformação digital se modificou na pandemia?
- 5 Qual é a importância da digitalização na pós-pandemia?
- 6 Como minha empresa pode se adequar ao novo normal?
A tecnologia é um grande motor de mudança. Não há dúvidas de que o surgimento de novas ferramentas e dispositivos alterou profundamente a forma como as pessoas vivem e o modo como as empresas operam.
Vale lembrar, entretanto, que a transformação gerada pela era digital é ainda mais profunda e atinge todos os indivíduos em suas mais diversas atribuições: as relações de trabalho, por exemplo, tiveram que se adaptar à disruptura tecnológica, a fim de enfrentar desafios iminentes e encarar novas oportunidades.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o contexto das mudanças provocadas pela tecnologia, principalmente no que diz respeito às relações de trabalho. Afinal, para além de recursos inovadores, é preciso entender que as profissões, tais como eram conhecidas, também tiveram de se adequar a um mercado já pautado pela era digital — e que os profissionais mais competentes são justamente aqueles que embarcam nessa transformação e participam de um processo focado em evolução contínua. Boa leitura e bons insights!
Como a tecnologia afeta as relações de trabalho?
Em 2018, uma pesquisa liderada pela ManpowerGroup revelou que, dos mais de 18 mil gestores entrevistados, 90% deles disseram que as suas operações seriam impactadas pela digitalização em, no máximo, dois anos. O resultado é global, já que lideranças de 43 países foram ouvidas, e reforça algo que, embora não seja novidade, continua merecendo a atenção dos profissionais: a disrupção tecnológica nas organizações.
Para começar, é pertinente dizer que o funcionamento de uma empresa se assemelha ao de uma máquina. Quando os equipamentos são modernos e as engrenagens estão ajustadas, o rendimento da fábrica é alto e o faturamento do negócio cresce.
Por outro lado, sempre que há desvios — seja uma desregulagem no molde, seja um desajuste no envase —, a produção cai e a companhia sofre com prejuízos.
Com a tecnologia e as relações de trabalho, a analogia é igualmente valiosa: quando há sinergia entre a capacidade técnica humana e o aparato tecnológico, os resultados são cada vez mais expressivos e consistentes.
Ao negligenciar o poder das inovações, os profissionais perdem a chance de se antecipar à demanda do mercado e, claro, de corresponder às novas exigências do trabalho.
Em vez de se empenharem em uma operação manual, é necessário que saibam administrar tecnologias automatizadas, tais como softwares e equipamentos de última geração.
Qual é o impacto da tecnologia nas profissões?
Em geral, o impacto da era digital é profundo e irrevogável. Não dá para retroceder e eliminar tudo o que a tecnologia fez (e continuará fazendo) pelo mercado e pelas profissões. Cabe ao profissional, portanto, a iniciativa de imergir no novo contexto e, de lá, tirar expertises relevantes às empresas tecnológicas.
No marketing, por exemplo, muita coisa mudou desde que a era digital tornou-se uma realidade quase unânime. A maior disponibilidade de dados alterou as bases da comunicação mercadológica, permitindo que as organizações (e os profissionais da área) aprofundassem o seu conhecimento a respeito dos potenciais clientes.
Imagine, por exemplo, ser capaz de segmentar o seu público com precisão e, com isso, direcionar mensagens bastante segmentadas a um custo otimizado. Essa é a realidade do marketing digital.
Agora, prossiga no relacionamento: pense na possibilidade de acompanhar toda a jornada de decisão do contato, rastreando as suas interações com base em seu perfil de consumo e nutri-lo de modo relevante até que ele esteja pronto para comprar — inclusive produtos ou serviços personalizados e ideias para ele. Essa é a perspectiva do Data Science, que culminou com o surgimento de uma nova profissão, o Data Scientist.
Tudo isso só é possível porque houve um significativo avanço tecnológico e só pôde ser viabilizado, pois há profissionais qualificados e preparados, aptos a pensar fora da caixa e a fazer acontecer.
Na prática, tal como ocorreu com o marketing, todas as profissões passam por mudanças extraordinárias — e cabe a cada um, no desejo de galgar novas posições e desafios, a missão de mergulhar no paradigma tecnológico da atualidade.
Como se preparar para um cenário de mudanças constantes?
A resposta é direta e depende exclusivamente do profissional: aprimorando-se. Somente ao buscar atualização constante, desvendando os mistérios e as potencialidades das tecnologias emergentes, é possível reunir as competências que um mercado altamente dinâmico exige.
O primeiro passo é analisar a área de atuação e vislumbrar novas oportunidades. Com isso em mente, é hora de recorrer a formações robustas — tais como pós-graduações e cursos livres —, capazes de transmitir conhecimentos atualizados sobre temas que estão em evidência.
Nesse aspecto, é importante lembrar que o impacto da tecnologia não se restringe às relações de trabalho: na educação, as metodologias EAD garantem um aprendizado ágil, cômodo e eficiente. Vale investir!
Como o cenário de transformação digital se modificou na pandemia?
Com as medidas de isolamento social impostas no enfrentamento da Covid-19, a primeira saída que as empresas tiveram para manter seus negócios funcionando de maneira relativamente tranquila foi lançar mão imediatamente de iniciativas de transformação digital, como é o caso do trabalho remoto.
Isso causou completa alteração nos processos internos e de negócios, os quais já vinham dando sinais de uma possível aceleração advinda da era digital. Porém, a surpresa da pandemia não deu alternativa às organizações, senão repensarem seus modelos de negócio para continuarem operando.
Em um curto espaço de tempo, as empresas foram forçadas a modificar processos e implantar novas iniciativas de negócio, os quais certamente perdurarão após a pandemia. Como as tecnologias digitais extinguiram fronteiras, tornou-se essencial estreitar o relacionamento entre todos os envolvidos na organização, dos colaboradores aos clientes. Essa rápida evolução provou como é possível ter uma ótima experiência com a empresa e alcançar um dinamismo organizacional pouco visto até então.
Com esse pensamento, as empresas que aproveitarem o legado deixado pela transformação digital na pandemia terão condições de enfrentar muito mais facilmente a fase de recuperação e de posicionar-se à frente da concorrência.
Qual é a importância da digitalização na pós-pandemia?
De uma medida emergencial para uma necessidade de operação no mercado. Isso é o que demonstra o cenário da era digital pós-pandemia. De agora em diante, a existência de múltiplos canais digitais tornou-se condição sine qua non para as operações organizacionais, distribuição e comercialização de produtos, bem como o próprio relacionamento com os consumidores. O motivo para tal já não é novidade: somos uma sociedade hiperconectada.
É certo que a pandemia forçou uma adaptação a curto prazo, por outro lado, foi um salto em direção à transformação digital, potencializando novas oportunidades de receita e flexibilidade para clientes e colaboradores.
Logo, as empresas que conseguem ampliar a capacidade tecnológica e os investimentos nas plataformas digitais vão refrear o impacto da pandemia e se manter operando com muito mais tranquilidade.
Como minha empresa pode se adequar ao novo normal?
Lidar com o novo normal significa que devemos estar preparados para nos adaptar aos vários impactos da pandemia de Covid-19, tanto em relação às questões sanitárias e de saúde mental, quanto à criação de um ecossistema de inovação. Abaixo, estão algumas dicas para preparar sua empresa para o novo normal.
Proteja a saúde e segurança dos colaboradores
Além dos rígidos protocolos sanitários, preste mais atenção à saúde física e mental de seus colaboradores, a fim de evitar afastamentos. Para se ter ideia, agências de saúde como a Fiocruz estão altamente preocupadas com o crescimento de diagnósticos de estresse e depressão durante a pandemia, frutos do isolamento social.
Então, valorize ações de bem-estar e de qualidade de vida associadas a medidas de higiene.
Aplique automação nos processos
Com a descentralização do escritório físico, graças ao trabalho remoto, os processos de negócios devem ser automatizados e integrados. Com um software ERP, por exemplo, suas operações de negócios e administrativas podem ser totalmente digitalizadas, evitando erros e retrabalhos, além de gerar um ambiente mais colaborativo.
Procure novas oportunidades
Crises são períodos de oportunidades. Observe as demandas por novas soluções dentro do seu nicho de atuação e adapte-se às mudanças de comportamento do consumidor. Estude como transformar seu produto ou serviço em algo inovador que contribua para as necessidades de seus clientes que, porventura, estejam surgindo.
Reconecte-se com os clientes
Além do progresso nas vendas, é preciso garantir que o elo com seus clientes seja mantido. Marque presença nas redes sociais mais populares entre eles, nutrindo-os com conteúdos relevantes e estabelecendo um relacionamento sólido na jornada de compra. Além disso, crie programas de fidelização e tenha preços competitivos.
O conteúdo prendeu a sua atenção e, de quebra, desencadeou em você uma série de reflexões sobre o mercado de trabalho e o seu próprio papel enquanto profissional ativo na era digital? Ótimo! Nosso objetivo foi cumprido. Agora, cabe a você continuar essa jornada de aprimoramento constante!
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