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Você já ouviu falar em S&OP? Trata-se de um relevante conceito que deve ser conhecido pelos gestores que atuam no ramo empresarial, uma vez que ele é muito relevante para as companhias.
O S&OP costuma ser um método eficaz para alinhar a produção ou o planejamento de compras e a demanda real da companhia que, por sua vez, procura aprimorar as suas operações
Tem interesse pelo tema e quer conhecer mais detalhes sobre S&OP? Então continue a leitura do post e confira. Não perca!
O que é S&OP?
S&OP é uma sigla para Sales and Operations Planning, ou seja, trata-se de um processo de Planejamento de Vendas e Operações que é visto como elemento-chave para que uma empresa se mantenha competitiva atualmente.
Companhias que focam na cadeia de suprimentos utilizam essa técnica para o desenvolvimento de um planejamento para que toda a empresa melhore o seu desempenho.
O S&OP foi desenvolvido para possibilitar o gerenciamento com base em valor e garantia de resultados empresariais adequados. Assim, por meio desse processo, é possível reunir todos os planos para o negócio em um conjunto integrado.
Quais são as principais características do S&OP?
Entre as principais características do S&OP, podemos citar que esse conceito proporciona à empresa a oportunidade de fazer com que ela obtenha uma vantagem competitiva sustentável.
A sua principal finalidade é chegar a um “plano” que auxilie no gerenciamento e no alocamento de recursos para que as necessidades do negócio sejam atendidas com o menor custo.
Como o S&OP pode ser aplicado na prática?
Agora que você já sabe o que é S&OP, vamos explicar, a seguir, como é possível aplicá-lo na prática.
Previsão de vendas
Inicialmente, é preciso usar ferramentas de inteligência de mercado para prever a futura demanda. Ao analisar alguns pontos, como volume de vendas e faturamento, se torna possível usar esses dados para prever a tendências de futuras demandas e planejar as vendas do próximo período.
Planejamento de vendas
Depois de ter a previsão de vendas, a equipe deve conseguir prever a demanda de produtos e serviços. Para tanto, é preciso considerar ajustes de preços, fatores externos de mercado, ações de concorrentes etc.
Seleção de cenários
Na seleção de cenários, é preciso fazer uma reunião com os gestores e pessoas-chave das áreas relevantes do negócio para discutir a viabilidade dos cenários criados nos passos anteriores, a fim de optar pela melhor alternativa.
Depois, em uma segunda reunião, a gerência e a diretoria devem adotar estratégias que viabilizam o cenário do planejamento escolhido.
Como uma pós-graduação em negociação e vendas pode ajudar?
Para conhecer conceitos como S&OP e outros que são relevantes, uma boa opção é optar por uma pós-graduação em negociação e vendas. Nesse curso, o profissional desenvolve estratégias para engajar, atrair e manter relacionamento com clientes.
Além disso, é possível desenvolver competências que são relevantes para o planejamento estratégico de venda e negociação — fator que garante a fidelização e a satisfação do seu público.
Agora que você já sabe o que é S&OP, procure aplicar esse conceito em seu dia a dia profissional a fim de obter as vantagens competitivas que ele é capaz de proporcionar a um negócio!
Se você tem interesse em fazer uma pós-graduação em negociação e vendas, entre em contato conosco!