Conteúdos
É nítido que o desenvolvimento tecnológico vem avançando com o passar dos anos. E, com a sociedade 5.0, as estratégias que garantem o bem-estar humano têm ficado cada vez mais evidentes.
Isso porque as atividades complexas e trabalhosas passam a ficar mais simples de serem executadas, o que permite resolver problemas em instantes, melhorando não só os processos produtivos das empresas, mas a qualidade de vida da sociedade como um todo.
Quer entender melhor a sociedade 5.0? Então, continue a leitura!
O que é a sociedade 5.0?
O conceito de sociedade 5.0 surgiu com o avanço das tecnologias de produção industrial. Ela é considerada uma proposta-modelo organizacional social, usando tecnologias como a inteligência artificial (IA), que se refere a máquinas e sistemas que imitam a inteligência do ser humano. Além de Big Data, mecanismo estratégico de análise de dados e internet das coisas (IoT) , conceito relacionado a conexão de objetos físicos com a internet. A partir disso, é possível elaborar soluções que satisfaçam as necessidades humanas.
Um exemplo dessa proposta é a integração de tecnologias capazes de substituir os veículos atuais por autônomos.
Como funciona a sociedade 5.0?
Na sociedade 5.0, os dados ficam acumulados na nuvem e passam a ser analisados pela inteligência artificial. Isso possibilita que haja mais interação com os seres humanos em diversos espaços físicos, além de uma comunicação estratégica.
A sociedade 5.0 está presente em diversas funcionalidades, como nos drones, os veículos aéreos não tripulados feitos para entregar mercadorias, entre outras tarefas. Outras opções são os robôs empregados em procedimentos médicos e em trabalhos pesados de limpeza, agricultura e construção, por exemplo.
Quais são os principais desafios da sociedade 5.0?
Um dos principais desafios da sociedade 5.0 é conseguir lidar com a mentalidade individualista da sociedade atual. Isso porque, para que tal projeto consiga ser expansivo e utilizado de forma satisfatória, é preciso que haja um pensamento colaborativo, de forma que o lucro não seja colocado à frente das prioridades. Assim, será possível buscar um bem comum para todos.
Quais são as tecnologias relacionadas a ela?
Confira, a seguir, algumas tecnologias relacionadas à sociedade 5.0:
- inteligência artificial: é quando as máquinas tomam decisões sem haver interferência humana;
- computação na nuvem: acontece quando os sistemas complexos conseguem ser executados em hardwares menores;
- internet das coisas: faz com que eletrodomésticos e outros equipamentos sejam conectados à rede de maneira mais eficiente;
- robótica: por meio de robôs com inteligência artificial, é possível aplicar diversos serviços e diminuir acidentes de trabalho em seres humanos;
- veículos autônomos: com o uso da tecnologia, os automóveis conseguem funcionar sem piloto;
- telemedicina: atendimentos e cirurgias poderão ser executados de forma remota com a ajuda da tecnologia.
Agora que você já entendeu alguns aspectos da sociedade 5.0, é preciso aprofundar seus conhecimentos no assunto para que consiga se preparar melhor para esse momento de inovação.
Uma boa forma pode ajudar nisso é realizar uma pós-graduação com profissionais experts no mercado em que deseja atuar, como de “Comunicação e sociedade 5.0“, ofertada pela HSMu. Assim, além de ampliar os seus conhecimentos e garantir uma melhor comunicação, também aumentará chances de alcançar uma boa colocação profissional.
Gostou das informações que elaboramos para você? Então, siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais assuntos interessantes! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.