Startup unicórnio: entenda suas características e como se tornar uma!

4 minutos para ler

Investir em inovação nos negócios pode render bons frutos, como o surgimento de startups unicórnios, avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. Você já ouviu falar nesse termo? Algumas empresas que podem ser chamadas desse modo são Uber, Pinterest, Nubank, Stone, MadeiraMadeira e muitas outras.

Se você prestou atenção na abertura do artigo, percebeu algo em comum: todas investiram em inovação. Isso possibilitou mais destaque e satisfação do cliente.

Então, você tem interesse em gestão e inovação e quer saber mais sobre a relação desse conceito com uma startup unicórnio? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é uma startup unicórnio?

É um negócio que, com o pouco tempo de existência, já é avaliado em pelo menos 1 bilhão de dólares. Para receber essa classificação, é preciso que elas tenham capital fechado, o que impede a entrada de investimentos para expansão.

A escolha do termo ‘’unicórnio’’ para falar dessas empresas se deve à raridade da conquista. Isto é, na primeira vez que ele foi usado, em 2013, havia apenas 39 empresas unicórnio no mundo. Segundo o último registro, em 2021, o número subiu para 800.

Mesmo com o aumento, conseguir isso ainda é muito raro. Para mais compreensão, basta considerar o cenário ao seu redor. Quantos negócios você conhece que estão próximos de faturar 1 bilhão de dólares? Quantos estão com problemas financeiros, em vez de um alto faturamento? 

É natural que você conheça mais empresas com dificuldades para fechar as contas do que avaliadas em 1 bilhão de dólares. Segundo a empresa de análise de negócios, CB Insights, 70% das empresas entram em falência após 20 meses de funcionamento. Sendo assim, é importante entender as principais características de uma startup unicórnio para servir de referência a planos de gestão.

3 startups brasileiras para conhecer

No tópico anterior, você entendeu o que é uma startup unicórnio e a importância de descobrir por que elas são tão especiais. Logo, conheça 3 exemplos brasileiros a seguir!

1. Ifood

Certamente você já usou os serviços da empresa de delivery de comida ou pelo menos ouviu falar nela. Trata-se de uma startup que inovou no universo da alimentação ao facilitar a procura e entrega de comida. Assim, as empresas cadastradas podem ser escolhidas pelos consumidores, que aguardam a chegada do pedido ou retiram no estabelecimento. 

2. Nubank

Outra empresa unicórnio é a operadora de cartão de crédito, que inovou como solução bancária. Isto é, os usuários gerenciam o cartão de crédito por um aplicativo no celular. E ainda, o atendimento oferecido é tido como referência para muitas empresas.

3. MadeiraMadeira

Outro negócio que se destaca como empresa unicórnio é a de bens para o lar. Ela é referência na América Latina em venda de móveis on-line, o que contribuiu com um aumento de 120% em 2021.

Além delas, existem outras startups unicórnios brasileiras, como 99, Hotmart, Loggi, Quinto Andar, Stone e muitas outras. Todas elas se destacam por inovar no mercado.

Como se tornar uma startup unicórnio? 

Ao longo da leitura, você reparou que o investimento em inovação é essencial para que uma empresa se torne unicórnio. Mas, além disso, há outros pontos que precisam ser conhecidos, como:

  • uso estratégico na comunicação de redes sociais;
  • cliente no centro das decisões;
  • cultura de diversidade para gerar ideias disruptivas.

Então, conseguiu entender o que é uma startup unicórnio e como investir em inovação contribui com esse feito? Isso fica claro com os exemplos trazidos, em que as empresas se destacam pelo negócio inovador, que colocam clientes no centro e adotam uma cultura de diversidade.

O nosso post foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais e possibilite que outras pessoas conheçam a importância da inovação nos negócios!

Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe um comentário