Conteúdos
Quem deseja aumentar o número de vendas deve saber negociar, persuadir e pensar de modo estratégico. Esses três fatores são a base das melhores técnicas de negociação utilizadas por empreendedores de sucesso.
O maior desafio para os profissionais e as empresas é aprender a gerenciar equipes de vendas de forma eficaz. Com isso, é possível conduzir uma boa negociação com potenciais clientes, de modo estratégico e eficiente.
Para tal, é importante aplicar as técnicas de negociação corretas, conforme a situação e perfil de cada consumidor ou público. Continue a leitura e saiba como conquistar o sim do seu cliente!
1. Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são métodos aplicados pelo marketing para conquistar a atenção do cliente. As técnicas são baseadas em estudos da psicologia e podem ser utilizadas como estratégias do início ao fim do processo de decisão de compra. Isso porque são métodos comunicativos que partem para o lado emocional e social do indivíduo.
Dessa maneira, é possível dialogar com os maiores desejos e necessidades dele. Muitos gatilhos mentais são simples de colocar em prática, como o da escassez. Nele, a arte da persuasão ajuda a influenciar o comprador a confiar e adquirir o produto naquele mesmo momento.
2. Vínculos emocionais
Criar um vínculo emocional com o cliente é fundamental para despertar a fidelidade dele. Para isso, é indispensável conhecer os pensamentos e valores do consumidor, de modo que seja possível atender às suas necessidades reais.
Ao reconhecer as dores e os desejos do seu público-alvo e identificar as características dele, você consegue criar uma ligação emocional que influencia diretamente a forma de tratamento e o resultado das vendas.
Vale destacar que existem diferentes tipos de consumidores no mercado, por isso cabe aos departamentos de marketing e de vendas conhecerem características pessoais e investir em maneiras de fazer com que se sintam seguros e confiantes no produto.
3. SPIN
Em geral, não há um roteiro fixo para as perguntas feitas em uma negociação, porém esse método ajuda a definir quais são as perguntas ideais em um processo comercial, com o objetivo de aumentar a taxa de vendas. A metodologia é baseada em 4 palavras:
- situação;
- problema;
- implicação;
- necessidade.
Essas perguntas ajudam o cliente a perceber que existe um problema e que ele tem solução. Além disso, é possível se posicionar como referência no assunto, de forma que o consumidor entenda que você sabe do que está falando. Isso ajuda no processo de tomada de decisão.
4. Autoridade
Uma marca que demonstra autoridade no mercado consegue influenciar as decisões e as ações dos consumidores. Afinal, ela domina o assunto e tem a confiança dos clientes. Porém, nem sempre é fácil ter autoridade sem ser arrogante.
É importante criar um ambiente positivo na negociação, sem dificultar o diálogo. O segredo é demonstrar domínio da área, do produto ou do serviço que você apresenta para o cliente. Para isso, tente usar as redes sociais para fortalecer sua posição no mercado.
5. Estudo de caso
Apresentar estudos de caso é uma ótima técnica para fortalecer o discurso ao oferecer um produto ou serviço para o consumidor. Selecione cases de sucesso que mostrem como antigos clientes já se beneficiaram ao fechar o negócio. Isso vai despertar um maior interesse no seu público-alvo.
Além disso, lembre-se de conhecer o cliente com quem está lidando, assim você conseguirá estabelecer uma conexão, sobretudo por usar a linguagem e a abordagem adequadas. Elabore um planejamento para conduzir as conversas e, caso você conheça uma adversidade enfrentada pelo cliente, é válido citá-la de maneira sutil, com o intuito de chamar atenção para a necessidade de adquirir a sua solução.
6. Técnica do ou
Sabemos que uma das maneiras mais eficazes de incentivar uma compra ao cliente é criando um senso de urgência. E, assim como os gatilhos mentais, essa tática psicológica pode e deve ser utilizada nas negociações.
O senso de urgência, também conhecido como técnica do ou, é a peça-chave para limitar as opções do cliente, de modo que ele sinta que é necessário agir prontamente, de forma decisiva e mais ágil, sendo favorável ao objetivo da sua empresa. É importante destacar que a técnica do ou pode ser introduzida em qualquer tipo de questão que aconteça dentro do processo de vendas.
7. Roteiro de vendas
Basicamente, o roteiro de vendas é um planejamento usado para organizar informações sobre o cliente, produtos ou serviços que podem ser oferecidos. Essa técnica conta com as melhores estratégias de negociação que podem ser empregadas na situação, uma vez que ele o ajudará a compreender as necessidades do cliente e a identificar qual é o melhor caminho a ser seguido para ter sucesso na negociação.
Com um roteiro de vendas bem-estruturado, são menores as chances de você se sentir vulnerável aos empecilhos e possíveis reclamações.
8. Demonstre interesse
Não se esqueça de que o cliente deve ser o foco da sua atenção. Ouvi-lo, respondê-lo e ser atencioso em todos os sentidos são atitudes essenciais para ganhar a simpatia e a confiança do consumidor. Demonstre interesse na negociação, mas seja firme ao defender suas necessidades e seus interesses, sempre de maneira educada e sem contradizer o outro.
Antes de realizar a compra, todo cliente em potencial passa por um processo de decisão que envolve mecanismos que vão além da racionalidade. Compreender essa etapa é fundamental para conseguir o sucesso nas vendas. Para isso, é importante conhecer métodos para planejar e saber aplicar as técnicas de negociação certas e no momento oportuno para impulsionar os resultados do seu negócio.
Como foi possível perceber, essas técnicas de negociação são indispensáveis para qualquer vendedor desempenhar o seu papel com mais maestria, aplicando não somente argumentos básicos, mas também ferramentas eficazes nesse processo em que o cliente escolhe o produto sem usar apenas a razão.
Você pode variar as técnicas de negociação e adaptá-las a cada perfil de cliente, usando uma ou mais na mesma venda. Por isso, estude-as, experimente, aplique-as e se surpreenda com o resultado delas. Com certeza serão muito úteis no seu dia a dia profissional.
Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de curtir a nossa página do Facebook, assim você pode acompanhar outras novidades e ficar por dentro do mundo dos negócios!