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Diante de tanta concorrência e do fato de o consumidor estar mais informado nessa era digital, o poder do convencimento torna-se a chave para o sucesso de um negócio. As empresas precisam levar o cliente a realizar uma ação.
Para isso, elas devem se valer de gatilhos mentais para entender as necessidades do consumidor e tocar seu emocional. Nessa negociação, o objetivo principal será apresentar uma maneira de o consumidor ter seu problema resolvido. Por isso, não se trata de manipulação.
Se interessou pelo assunto e quer saber como utilizar essa forma de abordagem em suas negociações? Então confira abaixo nosso post sobre as 10 melhores técnicas de persuasão!
Mas afinal, o que são técnicas de persuasão?
Utilizamos as técnicas de persuasão para aprimorar nosso poder de convencimento ao vender algum tipo de produto ou serviço. O termo “persuasão” vem do termo latim “persuadere“, que significa “convencer”.
Persuadir alguém quer dizer transmitir ideias e conhecimentos sobre algo a fim de fazer com que a pessoa seja convencida a concordar ou, no caso dos produtos, comprar. As técnicas são uma forma de mudar nossos hábitos e adaptar a comunicação para atingir maior potencial de convencimento.
Quais são as 10 melhores técnicas de persuasão?
Listamos as melhores técnicas de persuasão para tornar você uma pessoa mais comunicativa e com um poder de convencimento eficiente. Confira!
1. Antecipação
A mente humana é estimulada pela antecipação. Sabe aquela vontade de assistir ao filme após ver o trailer? Ou o desejo de ter um produto que acabou de ser anunciado e que ainda está na pré-venda?
Sua empresa pode utilizar a contagem regressiva nos e-mails e nas redes sociais para anunciar, por exemplo, o lançamento de um produto ou serviço. Outro ponto é saber inovar e, assim, despertar a curiosidade em seus clientes a respeito de uma novidade no mercado.
2. Reciprocidade
As pessoas têm a tendência de retribuir aquilo que gera algum valor ou uma boa experiência para elas. Sabe aquela história de você receber uma amostra grátis do médico e, por esse motivo, fazer o check-up de saúde com ele? Pois é disso que estamos falando.
As empresas podem enviar, por exemplo, e-mails que atendam a alguma necessidade do cliente e, a partir disso, fidelizá-lo. Outra opção é oferecer o uso de um serviço por um mês de forma gratuita.
3. Autoridade
O cliente vai comprar um produto ou serviço de quem é referência em determinado ramo. Então sua empresa deve mostrar autoridade em relação à sua área de atuação. É possível fazer isso alimentando o blog de seu site e as mídias sociais com conteúdo relevante ou realizando webinars e cursos.
Não somente sua empresa, mas você também deve se mostrar um especialista no assunto e transmitir autoridade. Se for apresentar um produto para um grupo de pessoas, é fundamental que você saiba tudo sobre esse produto e passe a mensagem da forma mais clara possível.
Essa é uma das técnicas de persuasão que está relacionada à sensação de pertencimento do ser humano ou à identificação com um grupo social. É uma abordagem que utiliza o depoimento de outras pessoas que usaram seu produto ou serviço para convencer novos clientes.
As empresas podem utilizar as redes sociais para divulgar esses depoimentos ou, até mesmo, apresentar cases de sucesso em seu site ou eventos.
5. Escassez
Você sabia que as pessoas valorizam mais algo que estão prestes a perder? Saiba, então, que você pode utilizar essa técnica em suas negociações. Em pontos de venda ou no e-mail marketing, é a famosa abordagem de “últimas unidades” ou “últimos dias da promoção”.
O cliente não quer ficar de fora das vantagens, e você tem mais chances de convencê-lo a comprar. A escassez pode ser de tempo, de vagas, de lotes ou de outro aspecto relacionado ao seu negócio.
6. Linguagem corporal
A linguagem corporal é fundamental para transmitir autoconfiança e, consequentemente, ter uma maior persuasão. Ela causa um efeito muito grande nas suas negociações e em suas relações interpessoais.
Sempre sorria, demonstre confiança, evite gestos que demonstrem algum tipo de nervosismo ou inquietação e atente à postura corporal. Seguindo essas dicas, você já vai poder observar algumas mudanças na sua linguagem corporal.
7. Flexibilidade
É essencial ter flexibilidade para adotar o hábito de estar preparado para todo tipo de situação em suas relações interpessoais.
Quando você se torna uma pessoa flexível, ganha uma capacidade maior de encontrar melhores soluções para um problema ou alternativas mais viáveis para certo tipo de ocasião.
Saber se adaptar a diferentes cenários e questões é fundamental para adquirir uma ótima persuasão!
8. Afeição
Ter afeição se faz importante em nossas relações e abre inúmeras portas. Isso envolve ter maior dedicação ao outro, desenvolver um lado mais afetivo, se preocupar com os detalhes das pessoas, entre outras ações.
Se você deseja ser um indivíduo mais persuasivo e convencer os outros de algo, precisa entender qual o pensamento das pessoas em relação ao assunto.
9. Coerência
A coerência está ligada à credibilidade que você passa. Não prezar pela coerência pode causar uma diferença de ideias muito grande em uma relação, e como seu objetivo é adotar uma postura mais persuasiva, isso se torna uma péssima ideia.
Uma pessoa incoerente é vista como alguém sem palavra, que descumpre combinados e muda facilmente de opinião.
10. Comunicação afetiva
Se você procura ser alguém com uma boa persuasão, preze também por uma ótima comunicação. Uma comunicação afetiva reflete na importância que damos às pessoas.
É preciso ter atenção não somente àquilo que falamos, mas também à forma como falamos. Quando você adquire o hábito de uma comunicação afetiva, cria uma conexão com seu cliente — e isso é extremamente importante em uma relação interpessoal.
Essas são algumas técnicas de persuasão que vão ajudar você a melhorar suas relações. Lembre-se de que não adicionamos um hábito em nossas vidas da noite para o dia; precisa-se de tempo para isso, mas, fazendo algumas mudanças, é possível ver uma enorme diferença nos resultados.
Aplique as técnicas de persuasão nas mídias sociais e esteja mais próximo dos seus clientes para despertar o interesse deles em seus produtos ou serviços. Comece a mudança agora mesmo!
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