Conheça 4 tendências de profissões para o futuro

5 minutos para ler

Se você busca posicionamento de destaque em sua carreira, é primordial conhecer as principais tendências de profissões para o futuro. Afinal, o mercado está cada vez mais volátil, com rápidas mudanças ― não raro de difícil previsão em longo prazo.

Para ajudar na construção de ideias acerca de sua vida profissional para os próximos anos, fizemos este artigo com tendências profissionais até 2028. Ainda, ressaltamos como você pode fazer para incrementar ainda mais a sua carreira. Siga conosco!

Por que é importante atualizar-se sobre as tendências profissionais?

A revista Forbes define que uma carreira de sucesso é uma combinação de paixões pessoais, habilidades e boas escolhas que levam à autossuficiência financeira e à felicidade pessoal e profissional.

Logo, para que você conquiste esse patamar em sua vida é preciso alinhar os interesses no campo profissional com as necessidades de mercado. Do contrário, você corre o risco de ter menos competitividade.

Então, manter-se em constante movimento, pesquisando sobre as tendências profissionais para os próximos anos e se atualizando constantemente são ações que facilitam encontrar o chamado “caminho do sucesso” em sua carreira.

Quais são as principais tendências profissionais até 2028?

Agora, você vai conhecer as tendências de profissões para o futuro próximo. Veja quais são as demandas do mercado.

1. Comunicação & Marketing

A área de Comunicação & Marketing utilizará cada vez mais a abordagem “um a um” com o cliente, em vez de “um para muitos”. Isso significa que a inteligência de dados dará o tom das estratégias de comunicação e divulgação para atrair indivíduos certos dentro de um nicho específico ― tudo mais fragmentado e diversificado.

Para tanto, será comum que os profissionais dessas áreas evoluam em técnicas e canais de comunicação, como é o caso do neuromarketing ou de novos aplicativos e plataformas de relacionamento que vão surgir.

2. Inteligência de mercado

Nos próximos anos, as operações do mercado deverão utilizar quase que inteiramente o uso da tecnologia digital, com marcas exclusivamente online e empresas tradicionais transformando suas operações outrora analógicas por meio das novas tecnologias.

Os negócios digitais usam a tecnologia para criar um novo valor em modelos de negócios, experiências do cliente e recursos internos. Para prosperar, empresas de qualquer segmento deverão atuar fortemente no meio digital.

Logo, profissionais de gestão empresarial deverão se especializar em inteligência de mercado e dominar tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Visualização 3D, mineração de dados e gerenciamento de conhecimento para realizar operações de negócio.

3. Coaching e liderança

Com relações trabalhistas mudando e a dificuldade em reter talentos, os especialistas em recursos humanos e os profissionais de coaching de equipes ganharão ainda mais espaço.

Enquanto os profissionais de RH buscarão melhores estratégias de engajamento dos profissionais de uma empresa, focando o bem-estar e a valorização de cada indivíduo em uma empresa, os coaches ajudarão líderes e colaboradores a se desenvolverem para tomarem decisões inteligentes com autossuficiência.

Para tanto, é necessário o desenvolvimento das chamadas soft skills, especialmente para melhorar o relacionamento interpessoal, a confiança e aumentar a eficiência da comunicação em todos os setores.

4. Gestão de startups e novos negócios

Profissionais especializados em desenvolvimento de novos modelos de negócios ganham espaço , especialmente na gestão de startups e projetos de inovação. Na esteira do universo digital, o foco do trabalho será operar com escalabilidade, propondo soluções de gerenciamento inovadoras para operações em ambientes de rápida mudança.

Como uma pós-graduação pode ajudar a ter uma boa trajetória profissional?

Enquanto a graduação oferece uma visão generalista da carreira, a pós-graduação desenvolve conhecimentos específicos em um campo de formação, além de conferir um título a mais em sua escolaridade.

Outro ponto importante de fazer uma pós é a possibilidade de escolher uma área correlata à sua formação, aprimorando experiência e habilidades profissionais. Consequentemente, um título de pós-graduação contribui para:

  • tornar-se referência em uma ou mais áreas;
  • abrir possibilidades de atuação;
  • aumentar a rede de contatos profissionais;
  • destacar-se da concorrência em um processo seletivo;
  • conquistar melhores cargos e salários.

Esperamos que conhecer as principais tendências de profissões para o futuro ajude você a fazer as melhores escolhas em sua trajetória de aprofundamento na carreira! Antes de ir embora, curta nossa página no Facebook e receba mais conteúdos exclusivos sobre educação profissional!

Compartilhe!

Posts relacionados