Times ágeis: o que são e como funcionam? Entenda aqui

3 minutos para ler

Você já ouviu falar em times ágeis? Hoje em dia, os clientes procuram consumir itens de empresas flexíveis e alinhadas com as expectativas deles. Para que as organizações consigam suprir essa nova demanda, as equipes devem manter um ambiente de trabalho mais rápido e colaborativo.

Dessa maneira, se torna possível diminuir erros e aumentar os níveis de inovação. Por isso, incorporar metodologias ágeis ao cotidiano de um negócio costuma ser uma boa forma de motivar a equipe, aumentar suas habilidades e evitar gargalos.

Quer saber mais sobre o conceito de times ágeis e como implementar essa metodologia em uma empresa? Então, continue a leitura deste post e confira os detalhes. Não perca!

O que são times ágeis?

Trata-se de um termo relacionado à gestão de pessoas que costuma ser usado para designar um pequeno grupo de pessoas que trabalham em conjunto nas rotinas ou projetos orientados por metodologias ágeis.

Os times ágeis podem ser compostos por indivíduos que contam com diferentes habilidades e conhecimentos acerca das demandas existentes. Nesse caso, o que é mais relevante é que cada colaborador atue orientado pelo método que melhor se adapte às necessidades da organização.

Quais são os tipos de times ágeis e como eles funcionam?

Agora que você já sabe o que são times ágeis, deve estar se perguntando como eles funcionam na prática, não é mesmo? Para esclarecer esse ponto, vamos apresentar, nos próximos tópicos, informações sobre os tipos dessas equipes.

Squads

São times verticais, isso quer dizer que têm como objetivo atender determinado ramo do negócio. Os integrantes dessa equipe devem possuir todos os papéis necessários para atingir metas.

Chapters

Trata-se de uma estrutura horizontal que passa por todas as equipes, já que possui o objetivo de debater temas transversais. Chapter pode, por exemplo, reunir pessoas de diferentes squads para debater decisões relevantes para todos.

Tribos

Consiste em um grupo de squads. Normalmente, contam com um gestor geral que é responsável por liderar todas as equipes. Por meio da tribo, é possível planejar e conquistar objetivos maiores.

Guildas

Essa estrutura é mais livre do que as demais, já que ela procura reunir pessoas independentemente das posições profissionais que tiverem ou do squad ao qual elas pertencem. O objetivo dessa equipe é compartilhar o conhecimento e conversar sobre interesses em comum.

Como desenvolver times ágeis na empresa?

Para o desenvolvimento de times ágeis, é preciso escolher uma das metodologias levando em consideração pontos como o tipo de projeto que deve ser executado e as demandas internas da empresa.

Por isso, é fundamental estudar sobre as principais metodologias existentes — como Scrum, Kanban e DevOps — a fim de conhecer sobre cada uma delas e optar pela mais alinhada aos objetivos da companhia. Para aprofundar conhecimentos no assunto, o melhor é optar por um bom curso que aborde o tema.

Como vimos, times ágeis são capazes de atingir um novo padrão de qualidade, o que permite a entrega de resultados com base nas necessidades do mercado e na inovação. Assim, é relevante estudar sobre o tema para se tornar um profissional mais qualificado e que corresponda às exigências do mercado!

Gostou deste post? Então, continue a visita no blog e descubra o que é Agile Mindset e como se especializar no assunto!

Compartilhe!

Posts relacionados