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Você percebeu como a transformação digital se intensificou durante a pandemia da Covid-19? Com as barreiras do distanciamento físico, a demanda online ficou muito maior. E tanto empresas quanto trabalhadores autônomos tiveram que se adaptar. A tendência veio para ficar e, por causa dela, diversos tipos de empreendedorismo digital surgiram.
Afinal, não há barreiras para a internet. Ela permite que você não fique limitado à sua região e ajuda a atender um público muito maior. Além disso, você pode começar o seu próprio negócio apenas com uma boa conexão, uma ideia interessante na cabeça e um smartphone ou notebook em mãos, porque o investimento financeiro costuma ser mais baixo.
Gostou do que viu até agora? Então aproveite para saber mais sobre o assunto! A seguir, preparamos um conteúdo completo para que você entre para esse universo e se torne um empreendedor digital. Acompanhe!
O que é empreendedorismo digital?
De forma geral, trata-se de um modelo de negócios. O produto ou serviço que você oferece é divulgado e vendido pela internet com o objetivo de gerar retorno financeiro, do mesmo jeito que acontece com uma empresa física.
É possível vender os seus próprios produtos e serviços online. Por exemplo, quem tem uma loja de roupas ou de itens de papelaria consegue realizar todo o processo de vendas por meio de plataformas e sites de e-commerce.
Professores de língua estrangeira ou psicólogos, por outro lado, conseguem atender a alunos e pacientes com a ajuda de ferramentas de vídeo. Ou seja, as possibilidades são muitas para diversas profissões, e os canais disponíveis para construir seu negócio, inúmeras.
Como funciona?
Como você pode ver, o empreendedorismo digital se utiliza de meios virtuais para viabilizar um negócio. Mas, antes de falar sobre os tipos que existem, vale a pena entender melhor como essa modalidade funciona.
Primeiro, é preciso saber com que empresa e setor você trabalha ou o serviço que você presta como empreendedor digital. A partir disso, você poderá escolher a ferramenta mais adequada para atender aos seus clientes: sites, e-commerces, blogs, canais de vídeo, redes sociais, entre outros.
Depois, você precisa escolher outra ferramenta para estruturar a forma de pagamento. Em uma loja virtual, por exemplo, é fundamental implementar um sistema de pagamento online e de gerenciamento de vendas e de estoque para controlar a entrada e a saída de produtos.
Enquanto na prestação de serviços, gerar boletos bancários ou ter uma conta com número de PIX podem ser suficientes para receber. Assim que o esqueleto do negócio digital estiver estruturado, você pode começar a produzir e entregar as demandas.
Tudo de maneira prática e rápida, e com total facilidade para atender aos clientes, além de viabilidade para exercitar a sua flexibilidade cognitiva. O único segredo é, realmente, conhecer o que você faz, para assim escolher o melhor caminho para vender.
Quais são os principais tipos de empreendedorismo digital?
Agora sim, vamos entender quais são os tipos de empreendedorismo digital que existem! Quem sabe um deles não possa atender às suas pretensões e expectativas para ter seu próprio negócio em um futuro próximo? Vamos lá!
E-commerce
Você tem uma loja física, mas pretende ampliar as vendas para outros lugares do Brasil? Ou simplesmente quer trabalhar com isso, mas não tem investimento suficiente para abrir um estabelecimento? A internet pode ser a solução para essas questões.
Com um e-commerce, você consegue inserir todos os seus produtos ou serviços e viabilizar a venda para quem quiser comprar. É como se fosse uma vitrine virtual, em que você coloca a descrição de cada item e pode ter uma parte específica para um FAQ que tire as principais dúvidas dos compradores.
A dica principal aqui é trabalhar sempre com plataforma e serviços seguros de pagamento. Tanto para você quanto para os seus clientes, que precisam ter a certeza de que farão uma compra íntegra e terão seus dados protegidos.
Marketing de conteúdo
O produtor de conteúdo pode escolher entre vários canais e negócios para atuar. Podcasts, blogs sobre assuntos específicos, desenvolvimento de e-books e cursos online são apenas algumas opções entre as mais rentáveis.
E ainda é possível unir mais de uma opção nessa empreitada. O produtor de conteúdo pode produzir vídeos no YouTube sobre determinado assunto, e desenvolver um material integrado em outra rede, como no Instagram — assim como quem faz vídeos para o TikTok e consegue ter seu próprio podcast. A parte mais interessante é que você nunca fica preso a uma mesma coisa e pode continuar a inovar.
Marketing de afiliados
E se você vendesse produtos e serviços de terceiros? Esse é um dos tipos de empreendedorismo digital que mais tem ganhado adeptos nos últimos tempos: o famoso marketing de afiliados. A cada venda realizada, você recebe um percentual do produto comercializado.
Para vender, as opções são muitas, mas os cursos em diversas áreas de educação à distância são os campeões. Eles podem falar sobre finanças, aprimoramento profissional e pessoal, e até mesmo serem preparatórios para concursos ou processos seletivos. Tem até para aprender a se dar bem no marketing de afiliados, como você fará.
Influenciador digital
Quem conta com uma audiência engajada nas redes sociais pode seguir carreira como influenciador digital e empreender. Com seu trabalho, é possível criar parcerias com empresas, para apresentar produtos e serviços que tenham a ver com o seu público.
É como se você estivesse vendendo seu “arroba”, ou seu endereço da rede social na qual vai atuar com mais dedicação. É claro que carisma, consistência no conteúdo e uma linguagem que atinja a sua audiência são fundamentais.
Então, muito mais do que simplesmente divulgar, você precisará estabelecer um contato real com as pessoas, para que elas se identifiquem com o que você fala. Planejamento e gestão de riscos, como em qualquer negócio, serão essenciais, assim como disponibilidade para mostrar o seu dia a dia e desenvolver um bom storytelling.
Outros tipos de empreendedorismo digital
Mas as opções não param por aí! Você pode ainda trabalhar como streamer, um tipo específico de influenciador digital, que realiza transmissões ao vivo sobre diferentes assuntos, como jogos e esportes. Se é especialista em alguma área, você consegue vender orientações e materiais a empresas à distância.
Se tem domínio em design estratégico e programação, consegue desenvolver e vender aplicativos e infoprodutos. Desde que você tenha um bom produto ou serviço e uma abordagem efetiva de vendas, elas estarão sempre ativas.
O que significa que você pode lucrar, sem precisar sair de casa, e ainda trabalhar com o que gosta, atuando em várias frentes e ampliando seus negócios e até abrindo espaços físicos para atender clientes. Muitos exemplos de empresas começaram no empreendedorismo digital: Netshoes e Wine.com.br ilustram bem esse cenário.
Quais as vantagens do empreendedorismo digital?
Agora que você já conhece os tipos de empreendedorismo digital, que tal compreender melhor as vantagens desse modelo de negócios? Aqui estão algumas delas, para você ver a dimensão que a prática ganhou.
Crescimento do ambiente virtual
A internet está em constante expansão. A facilidade de acesso ao universo virtual está nas mãos de grande parte da população, porque basta um smartphone para conseguir comprar e acessar vários produtos e serviços. E para, inclusive, começar seu próprio negócio.
Além disso, a internet atinge diferentes públicos, faixas etárias e condições financeiras. Acredite, seja qual for seu tipo de negócio, haverá alguém bastante interessado nele no ambiente digital.
Aumento de audiência
Com cada vez mais pessoas conectadas, seus negócios terão impacto e visibilidade a nível nacional e internacional. Na internet, usar ferramentas de branding para divulgar seu negócio e disseminar informações é muito mais rápido e fácil, sem limitações geográficas.
Ao programar a logística adequada, você consegue fazer entregas e atendimentos para um público muito maior. E assim, consegue vender mais e obter ganhos muito mais interessantes do que se ficasse apenas restrito a um espaço físico.
Negociações dinâmicas
Nada de perder tempo em longos encontros presenciais. Quem trabalha com empreendedorismo digital tem a chance de realizar negociações muito mais dinâmicas, com direito a transações instantâneas.
Na medida em que o negócio cresce, você terá até mesmo uma equipe para auxiliar nos processos. E assim, conseguirá ampliar a disponibilidade de horários e consultoria disponíveis, para negociar com maior flexibilidade e dinamismo.
Investimentos reduzidos
Por falar em espaço físico, quem não tem um investimento inicial alto disponível pode começar pela internet. Enquanto você vende online, pode captar recursos para investir na ampliação do seu negócio.
Você consegue controlar até mesmo o seu estoque com um sistema apropriado, além de aproveitar soluções gratuitas ou de baixo custo para começar a atuar sem demora e com qualidade. Vale lembrar que a manutenção do negócio também costuma ser mais em conta. Muitas plataformas oferecem suporte, enquanto outras são facilmente customizáveis para que você altere conforme a necessidade.
E então, o que achou de conhecer mais sobre os tipos de empreendedorismo digital que existem e como essa modalidade funciona? A partir dessas informações, você pode começar a planejar e estruturar o seu negócio sem demora — e, assim, ganhar dinheiro e se estabelecer profissionalmente em um ramo que não para de crescer. Promissor, não é verdade?
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