Empreendedorismo digital: saiba mais sobre essa tendência!

9 minutos para ler

Você sabe o que é empreendedorismo digital? Trata-se de um modelo de negócio que é totalmente, ou ao menos na maioria, montado e comandado pela internet, dispensando espaço físico e atendimento presencial.

Essa vertente se encontra em constante crescimento justamente pois o ambiente online proporciona diversas facilidades relevantes, tanto para os empreendedores quanto para os clientes, ganhando cada vez mais adeptos.

Pensando em ajudar você a aprofundar os conhecimentos acerca do tema, preparamos este post para que conheça o conceito de empreendedorismo digital, oportunidades e desafios envolvidos. Continue a leitura e confira os detalhes.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital consiste na criação de um negócio na internet a fim de comercializar produtos ou serviços online, sem que seja preciso realizar investimentos em espaços físicos. Para tanto, é preciso usar as ferramentas disponíveis na internet para alcançar os objetivos tradicionais do empreendedorismo, como expansão do negócio, aumento do lucro, liderar pessoas, inovação, entre outros.

Uma das maiores vantagens desse modelo de negócio é que não é preciso investir uma quantia muito alta de dinheiro para iniciar as atividades, em comparação ao mercado offline. Além disso, o formato permite que o empreendedor trabalhe de qualquer lugar, o que proporciona mais flexibilidade na rotina.

Hoje em dia, existem diversos exemplos de negócios digitais, como e-commerces, cursos online, blogs, e-books e soluções tecnológicas em geral. Inclusive, já é possível notar o movimento de migração de todos os setores para o digital, já que cada vez mais pessoas aderem a essa modalidade.

Mesmo para as empresas que já contam com um empreendimento físico, a presença no digital se tornou mais do que uma necessidade para se manter competitivo em um mercado tão concorrido.

Por que o empreendedorismo digital já é uma realidade no Brasil?

Hoje em dia, mais do que motivados somente por bons salários, os profissionais se preocupam com o fator emocional e buscam boas condições de trabalho. É o caso da flexibilidade, da comodidade e, especialmente, da possibilidade de exercer uma atividade que os façam sentir recompensados pelo investimento de tempo e esforço aplicados.

Mais um fato relevante é que a internet está mais acessível e as possibilidades de atuação nesse ambiente crescem de maneira constante, o que fortalece os negócios digitais no Brasil. Por conta desses motivos, o empreendedorismo se fortalece cada vez mais, sendo que a forma digital é a maneira mais eficaz de atingir tais sonhos, já que não exige uma grande estrutura física ou altos investimentos.

O ambiente virtual proporciona cada vez mais recursos para que todos os tipos de negócio possam ser executados e o empreendedorismo digital possibilita que profissionais tenham a possibilidade de começar um negócio e obter retornos rápidos a partir dos esforços corretos.

Contudo, apesar das facilidades online é fundamental contar com os conhecimentos de mercado que são necessários para que o negócio dê certo e com um bom planejamento, bem como referências de outros empreendedores digitais. A seguir, vamos apresentar mais detalhes acerca do tema.

Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso a internet

O acesso virtual vem sendo facilitado a partir de dispositivos como smartphones e tablets — o que gera um ambiente propício para a consolidação de empreendimentos totalmente digitais.

Assim, a internet se torna mais acessível mesmo em diferentes condições financeiras, assim como se populariza entre indivíduos de faixas etárias distintas, sendo que a tendência é que esses números continuem subindo cada vez mais.

Negociações dinâmicas

No ambiente digital, fazer negociações se torna mais simples e dinâmico, pois todas as transações são feitas de maneira instantânea, não há a necessidade de encontros presenciais e, em geral, não existem limitações relacionadas à disponibilidade de vendedores, horário de funcionamento do estabelecimento etc.

Essa dinamicidade e flexibilidade apresentam vantagens tanto para o empreendedor quanto para os clientes que cada vez mais valorizam a agilidade e a simplicidade nas negociações.

Facilidade em atingir muitas pessoas

Enquanto uma empresa física tem a atuação limitada por problemas com dificuldade de acesso e barreiras geográficas, por exemplo, na internet é mais fácil fazer com que seu negócio ganhe visibilidade e consiga impactar diferentes pessoas.

Investimento inicial e custos de operação reduzidos

Um empreendimento físico pode exigir colaboradores, estrutura física complexa, investimento em equipamentos, mobília etc. No entanto, para empreender no ambiente virtual é preciso apenas ter um computador e conhecimento sobre marketing digital, a depender do tipo de negócio.

Além disso, com o empreendimento digital, boa parte dos custos de um negócio físico deixam de existir, como os referentes a espaço, manutenção da equipe, deslocamento etc.

Quais são as oportunidades dos negócios digitais?

Existem diversos nichos que o empreendedor digital pode explorar, sendo que alguns deles são mais famosos, como vender ou revender produtos online. E outros mais específicos, como oferecer serviços de consultoria.

Os mais comuns são os seguintes:

  • e-commerce: são lojas que usam a internet para fazer vendas;
  • infoprodutos: é o caso de e-books, vídeo aulas e apostilas, por exemplo;
  • blogs ou sites especializados: há a possibilidade de trabalhar produzindo conteúdo para páginas de internet a fim de gerar engajamento e audiência;
  • e-books: criação de um produto digital de dicas sobre um assunto que você domina, como dicas de estudo, receitas, vendas, cuidados com pets etc.;
  • jogos: é possível investir na criação para celulares, computadores e videogames, se você tem experiência com programação;
  • consultoria: se você é especialista em algum assunto, pode promover orientações a indivíduos e organizações a distância;
  • cursos: ainda que alguns se encaixem em infoprodutos, é possível montar uma programação de aulas online e em tempo real para comercializá-las, como de educação financeira, redes sociais, técnicas de redação etc.;
  • aplicativos: o mercado de softwares feitos para aparelhos móveis hoje em dia conta com alta demanda e, por isso, uma boa estratégia é investir na criação de apps, especialmente naqueles que resolvem o problema das pessoas.

Como existem diversas opções, mesmo as pessoas que nunca trabalharam com empreendedorismo digital podem optar pela modalidade que mais as agrada e a adaptá-la para o seu próprio modelo de negócio.

Quais são os desafios?

Até o momento, abordamos os benefícios do empreendedorismo digital. No entanto, chegou o momento de falarmos sobre os desafios, já que estar ciente sobre o tema é uma boa maneira de se preparar e pensar em soluções e estratégias.

São alguns dos principais desafios:

  • falta de tempo para estudar;
  • dificuldade de encontrar as tecnologias adequadas;
  • administração financeira;
  • organização a jornada de trabalho;
  • necessidade de inovar e criar diferenciais competitivos;
  • saber como cobrar da maneira correta pelos produtos ou serviços.

Como desenvolver as competências certas para trabalhar na internet?

Inicialmente, é preciso estudar o mercado e encontrar um nicho de atuação, uma vez que para se tornar um empreendedor digital não basta ter uma ideia, é necessário, também, ter intraempreendedorismo. Ou seja, saber identificar as boas oportunidades de negócio.

Isso quer dizer que é preciso analisar se existem indivíduos que estão dispostos a comprar pela internet o produto ou o serviço que você deseja oferecer. Também é relevante verificar o tamanho de mercado, se trata de um produto que as pessoas compram apenas uma vez ou algo que gera uma receita recorrente, por exemplo.

Escolha uma área pensando em suas afinidades e não apenas na lucratividade, já que é preciso investir contar com credibilidade e autoridade para vender mais.

É importante determinar quais são seus objetivos. Para tanto, determine o modelo de negócios, o empreendedor que deseja ser e a solução que você deseja apresentar para o mercado.

Por fim, ainda é preciso estabelecer quais serão as formas de monetização do seu negócio, o que varia de acordo com o tipo de negócio que você optou.

Como o curso de empreendedorismo digital pode ajudar?

Trata-se de uma área que exige planejamento, estratégia e estudo para que tudo ocorra de acordo com o desejado. Nesse sentido, realizar um curso é capaz de ajudar na obtenção dos conhecimentos necessários.

No curso de Empreendedorismo na Era Digital da HSM University você consegue desenvolver competências como:

  • compreender o que são negócios empreendedores, o ambiente de negócios e o Espírito Empreendedor;
  • elaborar um plano de viabilidade para o negócio;
  • saber como começar um negócio;
  • encontrar aliados.

Tanto esse ramo quanto o marketing digital têm como base a inovação, a criatividade, a assunção de riscos, visão estratégica e capacidade de solução de problemas — competências que podem ser adquiridas por meio de estudos direcionados.

Além disso, como vimos, um dos desafios do empreendimento digital é a escassez de tempo. Contudo, por ter conhecimento acerca desse problema, a HSM University tem cursos totalmente digitais que permitem que o aluno assista às aulas nos momentos livres do seu dia.

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo digital, deve ter notado que essa é uma caraterística cada vez indispensável para o sucesso na era digital, não é mesmo? Por isso, não deixe de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema para manter a competitividade.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre os cursos da HSM University!

Posts relacionados

Deixe um comentário