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Entender os tipos de precificação é um passo essencial para se manter competitivo no mercado e mostrar ao cliente que o valor cobrado é justo. Afinal, esse é um critério muito importante para que os consumidores escolham uma marca ou outra.
Percebeu como definir o preço dos produtos e serviços é importante? Apesar disso, tal etapa costuma ser um grande desafio dos empreendedores, especialmente os iniciantes. Essa é mais uma razão para redobrar os cuidados ao precificar o seu trabalho, para que ninguém sofra danos financeiros.
Para ajudá-lo com essa questão, preparamos este post. Continue a leitura e entenda a definição desse conceito, seus principais tipos, como estipular o valor e muito mais!
O que é precificação?
Tal conceito consiste na estipulação de preços de serviços e produtos, conforme uma série de variáveis. É o caso do lucro esperado, custos do negócio (aluguel, salários, energia elétrica etc.), percepção do cliente, padrão da concorrência.
Então, é preciso somar todos os valores citados para determinar o preço mínimo de custo cobrado por um produto ou serviço. Assim, errar ou negligenciar a definição adequada dos preços pode impactar negativamente os lucros e até levar à insatisfação do cliente.
Quais são os tipos de precificação?
Preço baseado na concorrência
Para colocar essa metodologia em prática, você deve efetuar uma pesquisa de mercado e selecionar empresas que ofereçam produtos ou serviços similares aos seus. Desse modo, é preciso avaliar os preços adotados por elas e estabelecer a média do segmento.
Os negócios que aderem ao preço baseado na concorrência se beneficiam por seguir tendências do mercado. Outra vantagem desse tipo de precificação é ser de baixo risco e ter fácil aplicação. No entanto, ao escolher esse método de precificação, as empresas deixam de se alinhar às necessidades internas.
Preço por custo
Tal metodologia deve se fundamentar nas despesas, fixas ou variáveis, envolvidas para desenvolver um produto ou oferecer um serviço. A principal vantagem desse método é garantir que os custos serão cobertos, o que deve proporcionar uma maior lucratividade com a venda.
Ainda assim, o consumidor pode achar injusto ou não ter condições de arcar com o preço estipulado. Afinal, considere também que os custos de muitos itens oscilam bastante, isso pode encarecer a precificação.
Especialmente em contextos assim, os clientes podem não querer adquirir os produtos. Logo, é mais indicado determinar o preço por essa metodologia se a sua empresa for mais experiente no mercado e tiver um público fiel. Assim, é mais fácil lidar com imprevistos surgidos para que a rentabilidade não seja prejudicada.
Preço por sazonalidade
Trata-se de um modelo de precificação comum, que aproveita datas específicas para criar promoções exclusivas. É o caso da Black Friday, evento anual que inaugura a temporada de compras natalícias com promoções em diversos segmentos.
Desse modo, é comum que os clientes esperem por preços mais em conta nessa data específica e estejam mais dispostos a gastar. Além da data mencionada, existem as comerciais e comemorativas que podem ser usadas nas estratégias de precificação do negócio.
Preço por margem de contribuição
Para calcular a precificação nessa metodologia, são considerados apenas custos variáveis da operação. Então, ao optar por esse modelo, é possível cobrir as despesas no desenvolvimento dos produtos ou serviços. Ainda assim, para definir os valores, é necessária uma análise mais minuciosa. Portanto, ao contar com ela, certifique-se de que o setor financeiro da empresa tem estrutura.
Preço por dinâmica
Essa metodologia considera a lei da oferta e procura. Isto é, se a demanda é muito alta, o preço estipulado tende a subir. A lógica inversa funciona se o público não tiver tanto interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.
Inclusive, é dessa maneira que a precificação de viagens em aplicativos, como Uber e 99, é realizada. Essa é uma estratégia que visa elevar a lucratividade. Afinal, mesmo que algumas pessoas optem por não comprar, a empresa entende que a alta demanda compensa esse risco.
No entanto, monitorar a mudança de preço costuma ser um processo trabalhoso. Funciona para os apps de viagens citados por terem uma tecnologia de ponta. Por isso, analise se a empresa onde você trabalha também tem capacidade para isso.
Preço por valor percebido
Esse tipo de precificação considera o que um cliente atribui como compra com bom custo-benefício. Então, o preço escolhido deve se alinhar com isso. Caso contrário, se ele ficar muito elevado, o cliente entende que o valor é injusto. Se for muito abaixo do mercado, pode haver desconfiança quanto à qualidade oferecida.
Como é o valor na área digital?
Esse tipo de precificação deve considerar quatro pontos essenciais. São eles:
- persona (personagem fictício baseado no perfil do seu cliente ideal) — entenda o quanto o seu público tem disposição para pagar pelos produtos ou serviços oferecidos;
- custos — digitalmente, tais valores envolvem energia elétrica e internet, divulgação on-line (anúncios, redes sociais etc.), hospedagem de infoprodutos em alguma plataforma, profissionais parceiros (como redatores, designers e outros);
- valor agregado — entenda quais dores o produto ou o serviço resolve e quão escasso, abundante, inovador ou inédito o material é;
- concorrentes — estude quanto a concorrência cobra e use esse número como base.
Como fazer a precificação?
- calcule as despesas fixas (que devem ser pagas todo mês, não importa qual seja o seu faturamento) e as variáveis (surgidas esporadicamente);
- calcule a sua mão de obra e a dos demais envolvidos, ao estipular um valor por hora de trabalho;
- respeite a margem de lucro para que o negócio cresça;
- efetue uma pesquisa minuciosa de mercado.
Como uma pós-graduação pode ajudar?
A especialização pode auxiliar os estudantes com a precificação dos produtos e serviços. Assim, é mais fácil estabelecer um valor justo e possibilitar que o empreendedorismo se desenvolva.
Então, entendeu quais são os tipos de precificação, sua importância, como fazer uma e outras informações relacionadas? Como visto, essa etapa é essencial para que um negócio cresça e mantenha lucratividade e a boa relação com os clientes. Então, vale a pena investir em uma pós-graduação para melhorar sua performance na precificação de produtos e serviços.
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